Porque não usar bucha?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Além disso, usar a bucha em excesso pode fazer com que você remova a camada de proteção da sua pele, o que pode fazer com que ela fique ressecada e mais sujeita a alergia e infecções. Se ainda assim você fizer questão de usar, o ideal é que ela seja guardada fora do banheiro quando não estiver em uso.

Não faz mal utilizar a bucha vegetal com moderação. É importante evitar esfregá-la na pele com muita força e sabão todos os dias, pois a proteção natural da pele pode ser perdida. A bucha vegetal é um ótimo esfoliante natural.

A bucha vegetal traz diversos benefícios para a pele. Ela funciona como um esfoliante natural, que remove as impurezas da pele e elimina as células mortas, além de auxiliar na ativação da circulação, prevenindo o aparecimento de celulite e estria.

vegetal e a esponja sintética. Dependendo do uso, pode riscar algumas superfícies.

"O uso de esponjas de banho prejudica a saúde da pele, removendo o manto hidrolipídico que é uma proteção natural importante para manter o tecido hidratado", explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Recomenda-se o uso de água fria ou morna, evitando-se a com temperatura elevada. A água quente contribui com o ressecamento da pele e dos cabelos. Por sua vez, a água fria ajuda a aumentar os níveis de alerta e a liberação de endorfina.

Esponja de nylon: uma das variedades mais comuns de esponja para banho, ela é excelente para uso em tratamentos cosméticos, já que absorve bem e facilita o espalhamento dos géis de banhos e similares. O produto promove esfoliação moderada, excelente para remoção do excesso de células mortas da superfície da pele.

Buchas feitas com nylon são mais comuns e ótimas para tratamentos cosméticos, já que ajudam a espalhar melhor os produtos. Também promovem esfoliação moderada e ajudam a remover da superfície da pele o excesso de células mortas.

Não tomar banho leva ao acúmulo de oleosidade, células mortas e poluição, agravando o envelhecimento cutâneo. Além de aumentar o risco de micoses e infecções bacterianas. O banho diário deve ser estimulado”, complementa.

Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.

O especialista, biólogo Vanderson Sousa, diz que o tempo de uso desse utensílio de limpeza é de no máximo dez dias.

Para os especialistas em higiene o ideal é trocar com frequência. "Em uma casa com uma rotina média de lavagem de louças (duas vezes ao dia) a durabilidade média de uma esponja estará na faixa de dez a quinze dias", explica Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha, professora do Instituto de Biociências da Unesp.

O tempo de duração da bucha vegetal pode variar dependendo das formas de conservação e do uso. Para bucha de lavar louças ela dura em torno de 2 meses. Já para bucha de banho o tempo é um pouco maior, chegando até 5 meses de uso.

Isso acontece porque a água quente promove um maior ressecamento e resulta na retirada de óleos naturais da pele.

Essa retirada que pode predispor um eczema ou ressecar a pele. Banhos muito demorados ou quentes, ou ficar utilizando sabão demais pode tirar essa camada lipídica. Se houver algum micro-organismo que dependa dela, esse sim pode ser afetado — explica.

A dentista explica que casais que tomam banho juntos e escovam os dentes durante a limpeza também devem tomar cuidado. Há chances de contaminação cruzada, especialmente se eles compartilham a mesma escova de dentes. “Expor sua escova de dentes às bactérias de outra pessoa pode levar à propagação de germes”, aponta.

O banho de todos os dias, com água morna e sabonete, serve para eliminar a sujeira (onde moram as bactérias) produzida diariamente. Não é necessário lavar o corpo com esfregão nem arranhá-lo com bucha porque ela tira a proteção natural da pele.

Outra coisa que você pode fazer e também envolve calor. Deixe a esponja em uma panela com água fervendo por 10 minutos. Ela ficará completamente livre de fungos e bactérias, bastante comuns nesse local.

A maioria das pessoas lava o cabelo, passa condicionador e, enquanto o condicionador faz efeito, lava o corpo, isso quer dizer que, normalmente, a última etapa do banho é enxaguar o condicionador.