Porque não usar bico de silicone?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

O bico de silicone, inclusive, é contra-indicado pelo Ministério da Saúde e por órgão internacionais que apoiam o aleitamento materno pois promove uma barreira entre a boca do bebê e o seio da mãe.

Este objeto normalmente é usado em casos de mamilo ferido ou machucado, mamilo com fissuras, peito com bico plano ou invertido, em casos em que o bebê não faz a pega no seio, mas sim na mamadeira ou chupeta e até mesmo em casos em que os primeiros dentinhos do bebê estão nascendo (e o bebê morde o seio da mãe).

O ideal é usar conchas preparatórias para o bico ser formado e, desse modo, fazer o aleitamento com eficiência. Além disso, é importante lembrar que os mamilos planos não ficam salientes em relação à aréola, mesmo quando estimulados.

A prótese de silicone impede a amamentação? Não, se colocada da forma correta, a prótese de silicone não compromete nem a produção do leite, nem impede que o leite chegue até o bico do peito.

Os bicos de bebê mais indicados são os bicos de silicone, pois são mais macios e flexíveis. Além disso, os bicos de silicone têm um formato arredondado que se adapta melhor ao formato da boca do bebê. Outra característica importante a ser considerada na hora de escolher o bico de bebê é a ventilação.

Nesse caso, massagens delicadas nas mamas, com movimentos circulares na área endurecida, ajudam a fluidificar o leite “empedrado”. Além disso, o uso de bolsa de gelo entre as mamadas na região afetada ajuda a reduzir a produção de leite e adequá-la para a quantidade requerida pelo bebê.

Para limpar a mamadeira, especialmente o bico de silicone e a chupeta do bebê, o que se pode fazer é lavar primeiro com água quente, detergente e um escova própria que chegue ao fundo da mamadeira, para remover os resíduos visíveis e depois deve-se esterilizar com água fervente para matar os germes que causam mau ...

“O bico do seio fica em um ambiente úmido e quente e, assim, mais sensível a criar fissuras, que são a origem da dor, normalmente. Das fissuras podem evoluir para mastite, uma infecção que pode ser grave e, em alguns casos, precisa fazer drenagem”, alerta o médico ginecologista.

O tamanho padrão tem um diâmetro de 21,6 mm e o tamanho pequeno tem um diâmetro de 14,9 mm. O diâmetro é medido na base dos protetores, conforme a imagem abaixo. Nota: O tamanho depende do tamanho do mamilo e não do tamanho da aréola. Se o mamilo tiver 2 mm de margem de manobra, este é o seu ajuste correto.

Nos recém-nascidos, esse hábito aparece quase como um instinto. Isso porque nessa fase, que vai de 0 a 18 meses, a criança tem maior necessidade de sucção.

Todos os bebês nascem com a necessidade de sugar. Isto é importante porque os bebês precisam do reflexo de sucção para comer e beber. Sugar, para alguns bebês, também podem ter um efeito calmante e relaxante.

O bico de silicone, inclusive, é contra-indicado pelo Ministério da Saúde e por órgão internacionais que apoiam o aleitamento materno pois promove uma barreira entre a boca do bebê e o seio da mãe.

No caso da mamoplastia, será possível a realização da cirurgia após a mãe não estar mais amamentando por pelo menos 3 meses e já ter retornado ao peso antes da gestação. Isso acontece porque o recém-nascido geralmente é amamentado por um período de um ano e seis meses.

O momento certo para colocar silicone
O ideal é esperar seis meses depois que o bebê parar de mamar para marcar sua consulta. Só depois desse período o médico conseguirá avaliar se você pode apenas colocar silicone ou se a flacidez exige a realização de uma mastopexia.