Porque não usar barba?

Perguntado por: procha5 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

É comum a barba te deixar com um semblante mais sério e até fazer parecer que você é mais velho, mas algumas pessoas envelhecem demais por causa dela. Há quem aparente ser até uma década mais velho graças a fios brancos, rugas que ganham destaque ou mesmo simples traços faciais que contribuem com isso.

Seria a Bíblia uma fonte de inspiração para estas condutas? Para começar, as barbas não têm nada a ver com a salvação. Deixar a barba crescer não salvará sua alma. Da mesma forma, barbear-se não fará você perder a sua salvação.

Com algumas exceções, como é o caso de Richard Branson, o presidente garotão da Virgin, pêlos no rosto não fazem parte do uniforme da maioria dos executivos. "Quanto mais conservador o ambiente, mais resistência as pessoas terão a homens com barba", diz a consultora de imagem Ilana Berenholc, de São Paulo.

Os Samurais.
O Que fazia todo sentido para um samurai que precisava botar medo em seu adversário. Já para um cidadão comum, um japonês que vive o seu dia a dia, ele realmente não precisa transmitir esse tipo de aparência, esse ar temeroso. Então por isso não era comum que a sociedade japonesa masculina tivesse barba.

Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância. Curiosamente alguns estilos de barba foram batizados com o nome de homens que popularizaram o formato na aparência masculina.

A pesquisa apontou a barba como sinal de envelhecimento de cinco a oitos anos. Aos 31 anos, o príncipe William ficou com aparência de 36, segundo entrevistados. David Beckham, que tem 38 anos, ficou com cara de 34 quando barbeado, e 39 com barba. Jude Law, de 40 anos, aparentou três anos mais velho com barba.

Baixos níveis de testosterona. Em alguns casos, baixos níveis de testosterona podem ser a causa de um maus crescimento da Barba. Pessoas com níveis extremamente baixos de testosterona podem ter menos pelos faciais.

01) BARBA POR FAZER – 39% dos votos
Disparado na primeira colocação, medalha de ouro, nós temos a Barba por Fazer, a Favorita, o Estilo de Barba que mais atrai o público feminino, eita! Mas também bem cuidada, quase que unanimidade.

Fisiologicamente, a função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.

Talvez a barba seja o símbolo de poder e virilidade mais arraigado no imaginário da humanidade. No Egito Antigo, os membros mais abastados da sociedade cultivavam os pelos faciais para demonstrar sua superioridade. Na Grécia, os cidadãos também andavam sempre barbudos.

"Os militares comunistas, ou os guerrilheiros comunistas, quase todos usavam barba, até por dificuldade, porque sempre passavam por uma guerrilha difícil", conta Manoel Theophilo. "Mas o uso da barba, em si, não modifica a capacidade do militar em bem-exercer a sua profissão".

Significado de Imberbe
Sem barba; cujo rosto ou o queixo não possui pelos.

É como se ele fosse o Presidente dos bigodes. Hoje em dia ele é mais conhecido como bigode policial, provavelmente porque os policiais são reconhecidos por terem autoridade quase que ilimitada. Se o seu rosto é quadrado, com uma linha mandibular bem definida, o bigode militar é para você.

Dizem que somente os militares com parentesco com patronos são autorizados ao uso de barba, porém, não há uma proibição tácita, expressa ou de fato a respeito do uso, mas sim, um costume. Tal proibição é preconceituosa e discriminatória.

Os índios não tem pelos no corpo porque fazem parte da etnia dos mongoloides, ao qual uma das principais características é a falta de pelos. Os índios brasileiros herdaram apenas esta característica dos antecedentes, os asiáticos, que também possuem pouco pelos pelo corpo.

Uma das medidas mais difícil, porque muito simbólica, foi mudar a aparência dos nobres russos. A barba representava o poder. Maior o apêndice piloso, maior a importância. Isto não era uma particularidade russa: asiáticos e europeus também passaram por esta transformação.

A enzima prodigiosa
“Por terem essa enzima menos ativa, os asiáticos possuem níveis menores de DHT e, portanto, perdem menos cabelo”, diz Carraro.

A pogonofilia é a atração ou desejo sexual por indivíduos que possuem barba. Tal qual outros fenômenos, esse em questão leva em conta um aspecto de aparência de uma pessoa.