Porque não ter medo de turbulência?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
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A turbulência durante um voo pode ser assustadora para muitas pessoas. O simples pensamento de um avião sacudindo no ar pode fazer com que o coração acelere e a ansiedade aumente. No entanto, é importante lembrar que a turbulência é um fenômeno comum e geralmente não representa nenhum perigo real.

Fatos e dados estatísticos relacionados à aviação talvez ajudem a aliviar a angústia.

  1. Entenda o seu medo de avião. ...
  2. Pesquise sobre o funcionamento do avião. ...
  3. Seja estratégico na hora de comprar a passagem. ...
  4. Se distraia e tente relaxar durante o voo. ...
  5. Foque no destino e não na viagem em si.

Assentos próximos às asas do avião
No mapa de assentos avião, esta é a área mais estável de toda a aeronave, ou seja, com menor chance de sentir as turbulências, mas, em contrapartida, é a mais barulhenta também devido às turbinas.

Portanto, em função da maleabilidade das asas, a turbulência não é capaz de derrubar uma aeronave, mantendo-a segura no ar até que chegue ao seu destino final. Apesar de não haver riscos de o avião cair, uma turbulência pode provocar acidentes internos caso os tripulantes não sigam as devidas regras de segurança.

À noite, o ar tende a ser mais frio do que de dia, melhorando as condições para que a aeronave decole. O ar mais frio e, ocasionalmente, mais seco, se torna mais denso, o que facilita o pouso e a decolagem dos aviões.

Coincidindo com a hora mais quente do dia, entre as 17h e as 19h, é quando são produzidas mais turbulências pelo calor. Além disso, normalmente aparecem os cumulonimbus pela tarde, as clássicas nuvens de tempestade, que sempre devem ser evitadas.

Ele explica que as turbulências de céu claro são mais frequentes no inverno, por causa da maior amplitude térmica. Elas também têm maior probabilidade de ocorrer em determinadas regiões do planeta. No Brasil, costuma ser do sul do estado do Rio de Janeiro em direção aos estados do sul do país.

Em resumo, podemos dizer que se todos os procedimentos forem seguidos à risca, voar com chuva e decolar ou pousar com pista molhada é completamente seguro.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

14 Naturalize a ideia de voar

  1. 1 Coma ou beba gengibre.
  2. 2 Masque chicletes ou coma bala.
  3. 3 Não leia dentro do avião.
  4. 4 Beba água.
  5. 5 Tome remédio para enjôo.
  6. 6 Concentre o seu olhar em um ponto fixo na decolagem e na aterrissagem.
  7. 7 Coma alimentos leves nas horas antes do vôo.
  8. 8 Respire fundo.

O que fazer (ou não) para evitar uma crise de ansiedade. Opte pelo voo noturno, pois as chances de você dormir num horário que está acostumado são maiores. Três dias antes da viagem, separe passagens, documentos, passaporte (se for o caso), dinheiro, cartões, entre outros itens fundamentais.

Maior índice de acidentes antigamente
O levantamento da Boeing revela que um dos aviões com mais acidentes, proporcionalmente, é o 737 Max, da própria empresa.

A turbulência tende a ocorrer em baixas altitudes, o que é típico de voos de curta distância, mas alguns voos de longa distância não estão isentos dela. Os voos durante o início da manhã ou à noite são menos turbulentos do que os voos diurnos.

Mas isso não é algo grave e na maioria dos casos, os radares meteorológicos da aeronave identificam com antecedência se o avião irá passar por uma zona de turbulência, sendo que dependendo da situação, o piloto pode até desviar o caminho.

Para responder à pergunta inicial sobre quantos aviões da Azul já caíram, a resposta é simples: nenhum.

A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos acidentes aéreos acontece durante a decolagem e a aterrissagem. Seria importante, portanto, estar calçado nestes momentos, já que isso facilitaria a saída do avião, caso seja necessário andar em meios às ferragens.

O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.