Porque não tenho motivação?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Às vezes, esse desânimo pode ser apenas um sintoma de algo que pode ser mais grave como alguma doença que cause fraqueza no corpo e cansaço, ou mesmo distúrbios mentais que podem manter a pessoa em uma situação prejudicial de desânimo e falta de forças para tentar resolver seus problemas.

Muitas vezes o desânimo vem de uma total falta de objetivos de vida. Tudo bem, nem todo mundo precisa ter certeza do que quer para o futuro. Seja no âmbito pessoal ou profissional! Logo, não devemos nos sentir pressionados a realizar grandes feitos.

Para que você não tenha dúvidas sobre como aumentar a motivação, veja 6 técnicas infalíveis e aprenda a aplicar cada uma!

  1. Defina as suas metas. ...
  2. Acredite no seu potencial. ...
  3. Analise os seus hábitos. ...
  4. Comemore mesmo as pequenas vitórias. ...
  5. Aprenda com os erros. ...
  6. Comece hoje.

Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto-realização, auto-estima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto.

Portanto, não ter vontade de sair pode ser um sinal do transtorno. Combinar vários compromissos e na hora do encontro desistir pode ser um sinal de desânimo constante. De acordo com a psicóloga Edgéssica Carvalho, é preciso que outros sintomas da doença também estejam ocorrendo para que o diagnóstico seja estabelecido.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Qualquer sinal como desânimo, sonolência, insônia, dificuldade em se concentrar ou até se irritar com facilidade podem indicar cansaço mental. A fadiga excessiva, alterações de humor mais frequente, a perda de memória, tristeza e sensação de angústia frequente, são fortes indicações de estafa mental.

A falta de vitamina B6 apresenta sintomas como irritabilidade, ansiedade, alterações de humor, insônia e fadiga, enquanto a deficiência de vitamina B12 pode afetar a produção de neurotransmissores e levar a sintomas como tristeza, apatia, falta de energia e desânimo.

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.

O primeiro contato que tive com estudos sobre a motivação foi através de um artigo de Thomas Malone, onde ele resumiu 3 fatores principais que motivam as pessoas a participar e desenvolver atividades: dinheiro, amor e glória.

Salmos 27:14
Porém, ele sempre mantinha a esperança nas promessas de um Deus presente e consolador. Por isso, quando você se sentir desanimado ou fraco na fé, lembre-se da experiência de Davi e de como ele se apegava às promessas de Deus.

Doenças preexistentes de relação mental – Doenças como bipolaridade, ansiedade, e outros transtornos podem ser uma das causas para o desenvolvimento da depressão. Situações estressantes recorrentes – uma pessoa que não consegue se esquivar de uma rotina estressante, tem uma forte predisposição para depressão.

A depressão é uma doença silenciosa e que tem como um dos ingredientes a tristeza. No entanto, existe ainda um vasto conjunto de sintomas que pode sentir, como: sonolência, perda de apetite, sentimentos de culpa, dores no corpo, insónias, falta de energia e ainda falta de concentração.

A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas.

Pesquisas mostram que pessoas que se sentem sozinhas têm mais problemas de saúde, se sentem piores e talvez até morram mais cedo. A psiquiatria, minha especialidade, sabe há muito tempo que sentimentos de todos os tipos podem afetar nossa saúde física de maneira profunda.

“Estamos passando por uma nova readaptação, dessa vez ligada à disponibilidade de estar com outras pessoas, de construir um diálogo que não seja tagarelante e de sustentar a rítmica alheia. É normal que, a princípio, tudo isso cause uma certa ansiedade”, explica a psicóloga.

Há pelo menos três passos a serem tomados quando tentamos vencer o desânimo:

  1. Tente mudar sua atitude em relação ao problema. ...
  2. Procure ajuda daqueles com quem você convive mais intimamente: a família, os amigos, os membros da ala, aqueles que o amam mais;
  3. Confie mais plenamente no Senhor Jesus Cristo.

Definhamento: ausência de bem-estar, desânimo e falta de concentração. Sensação de vazio, tristeza, desmotivação e sentimento de estagnação. Em meio ao caos da pandemia de COVID-19 e a rotina estressante, talvez esses sintomas sejam recorrentes em seu dia a dia ou de sua família.