Porque não tem latas de lixo nas ruas do Japão?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Todas as lixeiras foram retiradas como uma medida de segurança para minimizar lugares em que terrorista poderiam esconder armas e bombas sem ninguém perceber. Mas o incrível é perceber que isso torna as cidades do Japão ainda mais limpas e é muito difícil encontrar lixo nas ruas.

No Japão há diversas lixeiras para diferentes tipos de descarte, para combustíveis, não degradáveis, plástico e para itens com mais de 50 cm. Apesar da política nacional sobre o lixo, cada região tem suas próprias cartilhas, ou seja, nem todas as cidades tem as mesmas regras para a coleta de lixo.

Mesmo sendo um dos países com maior índice de densidade demográfica, o Japão é considerado um dos lugares mais limpos do mundo. Isso é reflexo de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos eficiente, que consegue reutilizar 96% do lixo que chega aos depósitos.

Islândia

Está se perguntando qual é o país mais limpo do mundo? A Islândia com certeza, está em primeiro lugar. Nesse território está contida a sociedade mais consciente e engajada quando o assunto é saúde e ecologia. É um país coberto com uma vegetação abundante e uma natureza espetacular.

De longe, parecem prédios, mas são chaminés, a parte mais visível de como os japoneses tratam o lixo. Não há depósitos abertos, lixões, mas locais como o da cidade de Saitama, vizinha a Tóquio. O entra e sai dos caminhões é constante. Trazem lixo dos bairros ao redor, quase 400 toneladas por dia.

No Japão, é proibido fumar andando pelas ruas. também em prédios comerciais, restaurantes e bares.

No Japão, os resíduos eletrônicos se transformam, tudo é reutilizado.

Feijão Azuki, um alimento delicioso, versátil e saudável de origem japonesa. Há cerca de 10 anos atrás, os feijões azuki eram completamente desconhecidos, dificilmente podiam ser encontrados em mercearias ou cadeias de supermercados convencionais.

Contudo, nas maiores cidades do Japão, a poluição do ar por óxidos de nitrogênio e materiais particulados emitidos por veículos motorizados continua a causar problemas de saúde. A maioria do material particulado e aproximadamente 80% dos óxidos de nitrogênio emitidos por veículos motorizados vem de motores a diesel.

Ele lembra que os brasileiros chegaram ao Japão em uma época em que o país estava saindo da bolha econômica, havia escassez de mão de obra e os salários eram altos. "Por outro lado, no Brasil, a economia estava ruim, então, havia um ganho muito grande para quem quisesse vir para cá.

Vantagem: Os asiáticos produzem mais melanina do que a população caucasiana. A melanina é responsável pela pigmentação da pele e pela proteção contra a radiação UV. Logo a pele oriental tende a sofrer menos com os danos solares.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

japonês

japonês Além dos milhares de luminosos, dos prédios modernos e altíssimos e dos templos milenares, existe algo a mais no Japão que vale a pena ser experienciado: o povo japonês, o mais educado do mundo.

É o que acontece em Marau, cidade mais limpa do Brasil, que fica no Rio Grande do Sul. A cidade recebeu a nota 0,827 e, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, quanto mais perto do 1 melhor é o desempenho.

Entre os municípios com mais de 250 mil habitantes, Caxias do Sul (RS) lidera o ranking de sustentabilidade da limpeza urbana (ISLU). Buscamos saber os motivos que levaram a cidade a essa colocação. Veja quais são as cidades mais limpas do Brasil e do mundo!

Os japoneses tomam banho todas as noites antes de dormirem. O chuveiro e banheira, da maioria dos banheiros japoneses (provavelmente 99%) ficam no mesmo ambiente, mas são separados.

Um simples esbarrão no Japão já é motivo para pedir desculpa. Os japoneses pedem desculpas até mesmo sem cometer nenhum erro. A forma mais usada para se desculpar em japonês é Gomen nasai e Sumimasen, mas existem outras maneiras de se desculpar em japonês.

Desde o início dos anos 2000, a China testa em oito cidades, dentre elas Pequim e Xangai, sistemas de classificação de resíduos, mas com pouca adesão, alcance e eficácia. A reciclagem ainda acontece principalmente de maneira informal, através da ação de catadores autônomos, ou se apoia em iniciativas pontuais.

Além de proibir a importação de resíduos, a China agora está implementando regulamentações que obrigam as pessoas a separar seu lixo e também restringe continuamente os plásticos de uso único e os detritos de embalagens não recicláveis.

As prisões coincidiram com a divulgação de estatísticas da polícia japonesa, que mostram que 3.008 pessoas foram presas sob acusações relacionadas à maconha em 2017 – um aumento de 417 casos em relação ao ano anterior e o maior número anual já registrado no país.

É proibido dirigir alcoolizado. É proibido levar alguém na garupa. É proibido pedalar lado a lado.