Porque não tem esquilo no Brasil?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Embora estejam presentes em quase todas as florestas tropicais do mundo, os esquilos brasileiros são raramente avistados, pois geralmente habitam matas bem preservadas e longe das áreas urbanas.

caxinguelê

O serelepe ou caxinguelê é o nosso mais comum representante dos esquilos no Brasil. É um animal que vive sozinho ou aos pares, de hábitos diurnos e muito ágil.

Parques e áreas verdes concentram o maior número de espécies
Se você pensa que não tem esquilo em São Paulo é porque nunca foi ao Trianon, na avenida Paulista, um dos locais mais movimentados da cidade. O parque abriga 29 espécies de aves e 9 tipos de mamíferos, entre eles morcegos, gambás e o esquilo caxinguelê .

O preço pode variar entre R$ 15,00 a R$ 50,00, dependendo da cor e a marcação do pelo do pequeno esquilo.

Não são animais de estimação ideais para crianças pequenas, pois se assustam facilmente com os seus gritos e movimentos atrapalhados e bruscos. Os esquilos como animais de estimação podem viver sozinhos, mas desfrutarão de ter um companheiro de jaula.

Esquilos terrestres Spermophilus richardsonii são capazes de emitir um alarme ultra-sônico que alerta animais da mesma espécie para algum perigo iminente. O sinal é inaudível pelo homem e pelos predadores do roedor.

Esquilos voadores não existem em terras brasileiras; porém, devido à sua curiosa forma de locomoção, são conhecidos mundialmente.

Antes de mais nada, antes mesmo de pensar nos cuidados que isso requer, é fundamental saber a forma correta de adotar um esquilo . A opção mais aconselhável é adquiri-lo de um criador certificado de confiança e adotá-lo a partir dos 2 meses de idade, pois nos primeiros meses de nascimento precisa estar com a mãe.

Os esquilos são omnívoros e podem comer praticamente tudo, mas a base da sua alimentação é composta de sementes, frutos secos e vegetais. Além dos mais, de vez em quando se alimentam de pequenos animais e dos ovos de algumas aves.

No que se refere à reprodução, é um animal que vive até 15 anos, e que atinge maturidade sexual já no primeiro ano de vida.

Verdade! Esse pequeno estava vagando, provavelmente procurando pela mãe, quando foi encontrado na Estrada de Pau Ferro, em Aldeia (Camaragibe).

Caxinguelê, quatipuru ou serelepe são apenas alguns dos nomes pelos quais os esquilos são conhecidos no Brasil. Apesar de muito comuns e facilmente observados em diversas partes do mundo, esses simpáticos roedores são criaturas bem menos conhecidas para os habitantes da América do Sul.

chinchila

Bastante dócil e silenciosa, a chinchila é o roedor doméstico com maior expectativa de vida, podendo viver por até impressionantes 20 anos. Assim como os hamsters, as chinchilas têm hábitos noturnos e precisam de gaiolas espaçosas para que possam fazer exercícios e se manter saudáveis.

A cidade do Rio de Janeiro recebeu um visitante para lá de raro: um esquilo branco. O animal foi avistado e identificado no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste da capital fluminense. O esquilo é de uma variação do esquilo marrom, da espécie Guerlinguetus ingrami, conhecida popularmente como Caxinguelê.

três anos

Possui um corpo delicado e olhos negros e brilhantes. Tem uma charmosa e comprida cauda, que deve ser manuseada com cuidado. Suas cores variam entre caramelo, preto, branco e dourado. A expectativa de vida é de três anos, mas em alguns casos chega a quatro, sem problemas.

gerbilo

O gerbilo é uma espécie de esquilo pouco comum no Brasil porque não é nativa. É um roedor que tem hábitos que podem lembrar muito o do hamster.

Continuar lendo Tem esquilo no Brasil?