Porque não sinto vontade de tomar banho?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Muitas pessoas não sentem vontade ou motivos de se levantar da cama, de tomar banho, de se alimentar, de ir trabalhar e isso por si já deveria fazer com que ficássemos atentos, pois pode ser que esteja se instalando um quadro de depressão”.

Sentimentos de culpa e perda da autoestima. Outro sinal de alerta da depressão é aquela vozinha negativa sobre você mesmo, de se sentir menos importante, de se sentir incapaz e inútil.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias. Já na languidez, seguem fazendo as atividades do dia a dia, mas apenas num modo de cumprir, sem animação, sem enxergar um propósito na realização delas. A sensação é que os dias estão se arrastando no meio das diversas tarefas e obrigações.

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

Diferença entre ansiedade e depressão
Mas, em geral, a ansiedade é uma preocupação excessiva ou um transtorno/medo do que está por vir. A depressão está mais relacionada à estagnação, falta de algo ou indiferença em relação ao que aconteceu.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

A depressão é uma doença silenciosa e que tem como um dos ingredientes a tristeza. No entanto, existe ainda um vasto conjunto de sintomas que pode sentir, como: sonolência, perda de apetite, sentimentos de culpa, dores no corpo, insónias, falta de energia e ainda falta de concentração.

Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte deste quadro.

A psicóloga explica que o "eu" da pessoa com depressão está desinvestida de esperança, de vontade de viver, de sonhar, de desejar. O depressivo para de desejar, não tem mais desejo pela vida, pelas suas atividades. "Então ele vai ter um esvaziamento do eu.

Especificamente, esse distúrbio ocorre com mais frequência em adultos jovens; em solteiros, separados ou divorciados; e naqueles de menor escolaridade e de raça branca. Constatou-se também que a depressão é mais comum em pessoas de baixa renda, desempregados e moradores de áreas urbanas.

Os sintomas principais da depressão são o humor deprimido por mais de 2 semanas, perda de prazer em realizar atividades que antes traziam alegria e sensação de fadiga. Caso a pessoa apresente pelo menos dois desses sintomas por 14 dias, é sinal de que algo não vai bem.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Adolescência: Uma das fases em que mais ocorrem problemas de depressão e pode ser mais fácil de perceber, mas não deve ser confundida com mudanças hormonais da adolescência.

Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. Aquele que peca na presença daquele que o fez cairá nas mãos do médico.” (Eclesiástico 38,1-15).

É normal se sentir um lixo vez ou outra. Permita-se sentir assim por alguns momentos, analise o que sente e como chegou a esse sentimento, o que pode ser feito para que essa situação mude. Dias ruins sinalizam que algo não está certo e precisa ser corrigido.

Desânimo é o resultado do conflito sentido entre expectativas e um acontecimento que parece diminuir as chances dessas expectativas se concretizarem. Trata-se de uma resposta emocional! Desânimo é um estado de quem se mostra desestimulado e sem motivação. Tem como sinônimos o desalento e o esmorecimento.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.