Porque não se pode usar caneta azul no Enem?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

A regra existe por dois motivos: o primeiro tem a ver com o fato de que a máquina que faz a leitura dos gabaritos do Enem só consegue detectar a cor preta; o segundo, para evitar que sejam colocadas as chamadas “colas” dentro do tubo da caneta.

A prova do Enem 2022 deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Ainda segundo o documento, a utilização de caneta de outra cor pode inviabilizar a leitura óptica das respostas e impossibilitar a correção das provas.

Os participantes do Enem devem estar com os cabelos presos para realização das provas.

Normalmente, é indiferente assinar com tinta azul ou preta, pois ambas proporcionam o toque de formalidade e seriedade que é necessário para gerir este tipo de documentos. Em Portugal não existe uma regra clara neste sentido, e normalmente ambas são aceitas.

Conforme estabelecido no edital do Enem, lápis e borracha são itens proibidos no exame, conforme. Bem como as canetas de tinta azul ou de tubo não-transparente, lápis e borracha devem ser guardados no envelope porta-objetos, que deve permanecer embaixo da cadeira durante toda a prova.

Materiais escolares. Você não pode levar para o Enem lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais.

Se você vai fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e está querendo saber se pode levar mochila para prova, a resposta é sim. Você pode levar bolsa ou mochila escolar para o Enem nos dias de prova.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta, mas tem alguns itens que são proibidos! São eles: Óculos escuros; Artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares que cubram cabelos e orelhas.

Por isso, a proibição é uma medida de segurança, pois não há como checar o relógio de todos os 4,6 milhões de inscritos no Enem. Em relação à proibição do lápis, é uma questão de uniformidade, para que todos os candidatos tenham as mesmas condições de realização das provas.

O Enem é uma das provas que possui o rascunho de redação para que os candidatos façam um esboço anterior à versão final, que fica localizada em outra página. É importante ressaltar que a folha de rascunho não é lida pela banca e sequer considerada como parte da nota.

As assinaturas devem serem em canetas pretas ou azuis pois estas cores se destacam no momento de se fazerem cipias tornando- as mais legíveis, a mesma coisa quando se faz uma prova o preenchimento deve ser em azul ou preto para facilitar a leitura do gabarito ficando a cor vermelha para que os erros seja melhores ...

A utilização de caneta vermelha também não era recomendada porque ficava ilegível nas cópias, hoje em dia ainda é de difícil detecção nas microfilmagens dos cheques em bancos e continua estigmatizada como “corretiva” de provas escolares.

Posso ir ao banheiro durante o Enem? Se você sentir vontade de ir ao banheiro, é preciso informar ao aplicador da prova do Enem. Então, você será acompanhado por um fiscal de corredor até a porta do banheiro, que contará com um detector de metais.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta.

Sim, é permitido fazer o Enem usando chinelo. O edital do exame não traz nenhuma restrição ao uso desse tipo de calçado no dia da prova. Só não é permitido o uso de itens de chapelaria (como bonés, chapéus, viseiras e gorros) durante o exame. Óculos escuros também são proibidos.

Para a prova do Enem só é possível utilizar caneta esferográfica com tubo transparente e tinta na cor preto. Então, leve pelo menos duas para o caso de uma falhar.