Porque não se pode ter relação antes do papanicolau?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

O ideal é não ter relações sexuais com penetração vaginal nas 24 horas anteriores ao exame, nem de camisinha! Isso porque assim como o esperma pode interferir, o lubrificante da camisinha tem produtos químicos que também pode alterar o resultado do exame!

Há restrição da atividade sexual apenas para homens, nos exames como o espermograma e PSA (total e livre).

"A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais.

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho.

Através do exame ginecológico, o médico pode facilmente observar se o hímen já foi ou não rompido, o que caracteriza a perda da virgindade. O hímen é uma membrana que fica logo na entrada da vagina e normalmente se rompe na primeira relação sexual.

Segundo o Ministério da Saúde, se uma mulher não sofre alterações celulares significativas até os 65 anos, não precisam mais fazer o preventivo ou podem realizá-lo com menor freqüência. Isso porque, ao contrário do câncer de mama, o risco de câncer cervical diminui com o passar dos anos.

São três resultados possíveis:

  • Negativo para câncer;
  • Lesão de baixo grau;
  • Lesão de alto grau.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

Em relação à data da menstruação: o ideal é colher o papanicolau não estando menstruada ou uma semana após o término dessa menstruação. O ideal também é que não se façam duchas vaginais antes do exame.

Pelo contrário do que se possa pensar, para avaliar corrimento genital, não é necessário realizar coleta de preventivo (Papanicolau).

Por quanto tempo você pode sangrar após o papanicolau? “Se você sangrar, o sangramento deve parar em algumas horas,” adverte Imogen. Se ele não parar ou ficar mais intenso, a especialista sugere consultar um médico o quanto antes.

Qual tipo de roupa e calcinha usar para ir ao ginecologista? O ideal é vestir uma calcinha de algodão e evitar calças muito apertadas para não provocar abafamento e corrimento na região.

Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal. “Dra., e como o sangue menstrual passa pelo hímen?”. A passagem de sangue acontece pois o hímen tem um ou mais buracos para deixar o fluxo passar naturalmente.

Por meio de um exame ginecológico, o médico pode observar se o hímenfoi ou não rompido.

O corpo não muda após a primeira relação sexual o que acontece é que se tiver a primeira relação na puberdade o corpo está em fase de transformação tanto o físico quanto o emocional.

A penetração com os dedos também pode ser feita em alguns casos. A colocação de um ou no máximo dois dedos é feita para avaliação de útero, ovários e pelve. Mas nunca com mais do que dois dedos (indicador e dedo médio). E não é um exame absolutamente necessário.

Exame clínico
Caso a mulher já tenha iniciado sua vida sexual, observa-se a vagina e o colo do útero. Para fazer esse exame, usa-se o espéculo vaginal, conhecido como "bico de pato", que é introduzido dentro da vagina para enxergar o colo do útero e vagina, além de analisar se há corrimento.

O ideal é marcar a consulta entre cinco a sete dias após a menstruação. Antes disso, o fluido menstrual pode atrapalhar a coleta do preventivo ou gerar desconforto no exames de mamas, já que elas ficam mais sensíveis e inchadas no período menstrual.

O exame de Papanicolaou, realizado preventivamente pelas mulheres na consulta ginecológica, foi substituído agora pelo teste de HPV (Papiloma Vírus Humano) na rede pública de saúde de Indaiatuba, interior de São Paulo, e poderá se tornar um modelo de sucesso a outros municípios brasileiros.