Porque não se pode ir na Antártida?

Perguntado por: efigueiredo4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A Antártica é o continente mais frio do mundo. Ela fica congelada praticamente por inteiro, durante o ano todo. Apesar de possuir água do mar e água congelada em toda sua superfície, a Antártica é considerada um continente deserto.

O principal problema é a distância que um avião pode estar a qualquer momento do aeroporto mais próximo. Embora os aviões modernos tenham melhorado a questão da distância, isso não resolveu o voo sobre o Polo Sul.

Segundo a investigação científica publicada nesta quinta-feira (12) na revista “Science”, a proteção maior é necessária para combater ameaças como o degelo, aumento do turismo, pesca, poluição e invasão de espécies rasteiras, além de uma potencial exploração de petróleo e gás natural nas áreas ao redor.

Depois da Antártida, o Ártico | Super.

Em coletas no mar de Scotia, na Antártica, cientistas descobriram o DNA de microrganismos que datam de 540 mil a 1 milhão de anos atrás. A descoberta foi feita acidentalmente a cerca de 178 metros no fundo do mar.

Primeiros brasileiros na Antártica
O primeiro brasileiro a pisar na Antártica foi o médico e escritor Durval Sarmento da Rosa Borges (1912-1999) em 1958.

O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam antártica como substantivo também.

É a mais próxima do continente gelado, distante pouco mais de 1000 km da Antártica. Com cerca de 60 mil habitantes, a cidade de Ushuaia, Argentina se encontra entre as montanhas nevadas dos Andes e o Canal Beagle, que faz a divisa natural entre a Argentina e Chile.

Por causa da inclinação do planeta em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, o movimento que o Sol faz no céu é circular, sempre próximo ao horizonte sobre os polos durante todo um semestre do ano. O dia nunca vai embora, a estrela muda apenas sua posição.

Os aviões precisam voar a altitudes mais elevadas para evitar as turbulências, o que significa que há menos oxigênio disponível para os passageiros e tripulantes, aumentando os riscos para a saúde. Outra razão pela qual os aviões evitam sobrevoar o Oceano Pacífico é a falta de comunicação e navegação.

Caso as emissões de gases estufa continuem no patamar atual, o gelo do Ártico terá virado água em 2050. Isso significa que será possível atravessar de barco o polo Norte.

Até 2048, vigorará um embargo definido pelo Protocolo de Madrid que impede a exploração dos recursos minerais do continente, incluindo água e petróleo, e garante liberdade para pesquisas científicas. A partir daí, as nações vão rediscutir os termos do tratado antártico.

A Antártida está localizada na região mais fria do mundo. Sobre esse continente encontra-se uma enorme camada de gelo, com espessura média de 2 quilômetros, que concentra o equivalente a 70% da água doce do mundo. Por causa do clima rigoroso, a Antártida não possui população fixa.

Como único continente desabitado, a Antártida não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país.

Um estudo de pesquisadores da Coreia do Sul e Estados Unidos estabeleceu que, caso as políticas climáticas atuais sejam mantidas, o derretimento das camadas de gelo na Antártida e na Groenlândia promoveria o aumento do nível do mar em aproximadamente meio metro até 2050.

O professor explica que a história costuma informar que a Antártida foi descoberta por acaso, mas que as pesquisas do grupo mostram que a chegada do ser humano ao continente está relacionada ao sistema capitalista.

Mas por que o Brasil, assim como outros países do mundo, querem um pedaço da Antártida? Fatores geopolíticos, econômicos, ambientais e científicos explicam tamanho interesse pelo continente gelado. A Antártida é o continente mais inóspito do planeta e possui mais de 90% do seu território coberto de gelo.

Há 20 anos, pouco mais de 12 mil pessoas visitavam a região no período do verão antártico, de outubro a abril. Na temporada passada, foram 56 mil visitantes e, na atual, estima-se, serão 70 mil.

Crimes são bem raros no continente antártico. No ano de 2000 aconteceu o que provavelmente foi o único caso de assassinato que se conhece. Rodney Marks foi envenenado na estação americana Polo Sul Amundsen-Scott, uma das mais isoladas no continente.

No início, era tudo mato
Mas não tinha ninguém para pegar sol: a vida só existia nos oceanos; e ainda levaria 80 milhões de anos para se estabelecer no ambiente terrestre. Nem árvores existiam. A vegetação do planeta eram as algas. A partir daí, as partes do continente antártico foram descendo no mapa.

Quem é o dono da Antártica? #1 A Antártica não pertence a nenhum país. Há no local bases de várias nacionalidades, mas o Tratado Antártico garante que ninguém possa declarar soberania sobre qualquer um desses territórios. #2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes.