Porque não se pode cuspir quando extrai um dente?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Para garantir a boa recuperação da cirurgia de extração do siso, evite bochechos ou cuspir nas 24 horas após a extração do dente, evitando o rompimento dos pontos e o deslocamento do coágulo que é necessário para a boa cicatrização da região.

Como parar o sangramento
Por isso, uma forma de controlar esta pequena hemorragia consiste em colocar um pedaço limpo de gaze sobre o vazio deixado pelo dente e trincar durante 45 minutos a 1 hora, para fazer pressão e estancar o sangramento.

O sangramento é normal nas primeiras 48 horas após a cirurgia. Siga as recomendações do seu dentista e se houver algum problema como dor, inchaço ou febre contacte seu dentista. Um gosto de sangue é normal nos dois primeiros dias, não pode é ter dor insuportável.

Além disso, é importante colocar um travesseiro mais alto na cama, já que o profissional recomenda dormir com a cabeça um pouco mais elevada nos primeiros dois dias depois da extração, evitar ficar cuspindo toda hora e manter a região resfriada, posicionando compressas de gelo na bochecha e consumindo alimentos frios e ...

Remova qualquer gaze que esteja na sua boca.
Caso não faça isso antes de dormir, pode acabar se engasgando. Não se esqueça de tirar com cuidado toda a gaze que o dentista deixou na sua boca antes de se deitar na cama. Pode remover a gaze sem problemas, desde que já tenha passado meia hora desde a extração dos sisos.

Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.

Durante os 4 dias primeiros dias após o procedimento, passe a escova com delicadeza nos dentes e língua — estando sempre em frente ao espelho. Depois disso, use o fio dental, também com cuidado.

Se o aparelho não estiver incomodando a área operada, pode usar, sim, mas recomendo conversar ao seu dentista. Um abraço!

Deve tomar água à vontade e evitar fazer movimentos de sucção. A saída é sempre utilizar um copo. A higienização da área operada tem que ser feita na frente do espelho, utilizando uma escova de dente com cerdas macias e com quantidade reduzida de creme dental, para que se forme pouca espuma.

"Tomando novamente como exemplo extrações simples, nas primeiras 24 horas o ideal é ingerir alimentos mais líquidos e frios como: sucos, sorvete, sopas frias, leite, iogurte e após o período, podem ser introduzidos alimentos mornos e com consistência mais pastosa, como sopas e purês", adiciona Marcela.

De modo geral, a dor após a extração do dente costuma ser mais intensa nos 3 primeiros dias após a realização do procedimento. Mas vale lembrar que a tendência é que reduza de intensidade ao longo desse período, acompanhando o processo de coagulação e a cicatrização da gengiva.

Em média, a anestesia dura de 2 a 5 horas, mas pode durar até 12 horas, dependendo da solução anestésica. Para o efeito da anestesia passar mais rápido, depois de sair do consultório odontológico, o paciente pode tomar sorvete (cuidado para não mastigar a língua anestesiada) e tomar bastante água.

Uma hemorragia dentária é qualquer perda sanguínea da corrente vascular de forma espontânea, por uma ferida cutânea ou na cavidade oral. Caracteriza-se por intensidade e duração anormais.

Se notar sangramento, não enxágue, mas aplique pressão no local da extração. Morda firmemente em um pedaço dobrado de algodão limpo por pelo menos 15 minutos. Certifique-se do chumaço e algodão seja posicionado diretamente sobre o local de extração e que o mesmo, seja substituído, quando necessário.

Use roupas leves e evite dormir sobre o lado operado. Não faça movimentos muito severos com o rosto, fique em repouso, pelo menos nas primeiras horas após o procedimento. Você precisa conhecer algumas ações simples que deixarão o seu período pós operatório mais agradável.

Logo após a extração dentária, pelo menos nos dois primeiros dias, é importante manter uma alimentação líquida e pastosa de morna para fria. Não há problema algum em você comer um miojo, desde que o mesmo não esteja quente, pois isso resultaria em sangramento, dor e dificuldade na cicatrização do local.

Se a dor persistir e não observar melhora procurar seu dentista para fazer uma nova avaliação do quadro pos operatório. Sim, é normal, mas não pode ser aquela dor exacerbada, ou seja, muito forte. Mas o ideal é voltar para seu dentista avaliar melhor, e não deixar de tomar as medicações recomendadas.

A maneira correta de dormir é dormir com a boca fechada. A língua precisa estar posicionada no céu da boca, e o maxilar deve estar relaxado. Isso permite que uma pessoa tenha uma boa noite de sono e ainda evite todos esses problemas mencionados.