Porque não se pode abrir a janela do avião?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

De fato, Wright diz que as janelas (e não as portas) são o ponto mais fraco do avião. Se uma janela ou porta se abrir em pleno voo, você seria automaticamente arrastado em sua direção devido à diferença de pressão, algo que aconteceu em um voo da Aloha Airlines em 1988 (e que causou a ...

Primeiro, porque, se acontecer alguma coisa, os olhos dos passageiros já estão habituados à luz presente e terão mais facilidade e agilidade em reagir. Segundo, porque se acontecer alguma coisa com os motores ou asas do avião, a tripulação conseguirá ver através das janelas.

Os efeitos da saída da atmosfera na estrutura do avião
Isso exerce uma pressão adicional sobre a fuselagem da aeronave, que foi projetada para suportar condições específicas dentro da atmosfera. A estrutura do avião pode enfrentar estresse excessivo, resultando em deformações e falhas potenciais.

O avião ainda poderia se desfazer no ar caso a pressão causasse o descolamento de partes da fuselagem. Além disso, com a cabine despressurizada, todo o oxigênio seria sugado para fora e a temperatura interna cairia a níveis insuportáveis.

Não é permitido consumir bebidas alcoólicas que não foram servidas pela tripulação. É proibido abrir as portas de emergência sem autorização da tripulação. Não é permitido transportar armas de fogo ou objetos cortantes na bagagem de mão. Uso do cinto de segurança é obrigatório durante todo o voo.

Porque a asa do avião não quebra? Na parte superior da asa, onde a velocidade é maior, a pressão do ar é menor. Assim, produz-se uma força de sustentabilidade para cima. Quanto maior for a velocidade do avião, maior será essa força.

A estratégia das companhias aéreas de decolar voos internacionais à noite tem um propósito importante: otimizar a distribuição dos passageiros em seus destinos. Para muitas pessoas, viajar de avião é um sonho.

Já se perguntou por que a viagem de avião mais longa do mundo não é feita em linha reta? A resposta pode surpreender: é porque, em vez disso, a rota segue a curvatura da Terra. De fato, quando se trata de voos muito longos, os pilotos frequentemente fazem uso da curvatura da Terra para economizar tempo e combustível.

Serviço de bordo
Também é comum o passageiro receber toalhas úmidas quentes para relaxar antes do voo. As refeições costumam ser criadas por consagrados chefs internacionais e incluem entrada, prato principal e sobremesa. Dependendo do voo, o passageiro pode até mesmo escolher o horário em que pretende comer.

Mas afinal, qual é a funcionalidade do furo? Ele permite que a pressão entre o ar de dentro da cabine e o ar entre os painéis intermediário e externo fique equilibrada, aliviando a pressão exercida sobre o painel externo. Isso contribui, também, para que a janela não fique embaçada.

Para realizar a descida de um avião, o piloto conta com o computador da aeronave, que faz ajustes automáticos na altitude, enquanto o comandante ajusta manualmente a velocidade para uma descida gradativa.

"Se houver risco para a mãe ou o bebê, a recomendação é pousar no local mais próximo para ser feito o atendimento médico. Caso haja um médico a bordo que sugira que não há riscos, o voo pode seguir. A decisão cabe exclusivamente ao comandante", diz Ceriotti.

20 horas

Tempo máximo de voo de uma aeronave comercial
Em geral, as aeronaves comerciais podem voar continuamente por até 20 horas, dependendo do modelo específico e das regulamentações da companhia aérea.

12.192 metros

Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante. Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde.

Temperatura da cabine
A temperatura durante o voo é mantida a 23–25°C.

A rápida perda de oxigênio provocada por esse fenômeno pode causar hipóxia naqueles a bordo. Privados de oxigênio, tanto os passageiros quanto o piloto podem ter desmaiado, o que explicaria o fato do avião não responder aos chamados das autoridades de tráfego aéreo.

O que acontece se um motor parar? A resposta mais simples: Nada de importante, o outro motor fará um pouco mais de força e manterá o avião voando.

A palavras speech nada mais é do que o discurso assertivo que a comissária de voo (aeromoça ou comissário) divulga para os passageiros a bordo do avião. Dito pelos Comissários: Sejam bem vindos a bordo. Observe o número de seu assento no cartão de embarque.

À medida que a pressão externa diminui durante a subida após o mergulho ou ao deixar um ambiente de ar comprimido, o nitrogênio acumulado, que não pode ser expirado de imediato, forma bolhas no sangue e nos tecidos.

O especialista Tom Farrier, ex-diretor de segurança da Associação de Transporte Aéreo, afirma que a hora mais segura para viajar nas aeronaves é de fato durante a manhã. Isso porque à noite pode existir uma fadiga da tripulação, além de desorientação de espaço.