Porque não se deve usar estabilizador?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Além disso, os estabilizadores de tensão, se usados nos dias de hoje, podem até mesmo causar eventuais problemas, como travamentos no PC devido ao atraso no tempo de resposta. Portanto, há mais riscos para a sua máquina quando você utiliza um equipamento como esse do que quando você não o utiliza.

Reforçando, estabilizador é um veneno pra qualquer produto ligado nele, não somente TVs. Em 30/06/2014 às 06:02, vtrx disse: Hoje em dia,98% dos equipamentos utilizam fontes chaveadas que trabalham,em média,entre 90 a 250 volts,logo não tem sentido usar estabilizador a menos que as tensões estejam fora destes limites.

O estabilizador não ajuda em nada. O mito de que computador queima se ligar direto na tomada vem do fato de que, em muitas regiões do Brasil, a tensão é 220V. E aí o usuário infeliz liga a fonte com o seletor de tensão em 115V. Não dá outra, a fonte estoura.

Se você não precisa que seu dispositivo fique conectado à eletricidade 100% do tempo, mas ainda quer protegê-lo contra picos de energia, um estabilizador de computador é a melhor opção. Agora, se você precisa manter seu equipamento energizado, um Nobreak é o ideal.

Critérios de compra: como escolher o melhor estabilizador para PC

  • Finalidade de uso.
  • Tensão elétrica.
  • Potência.
  • Quantidade de tomadas.
  • Faixa de preço.

Por que os estabilizadores estalam? A maioria dos estabilizadores usam projetos antigos, que ainda usam interruptores mecânicos, uma forma de proteção ineficiente e que pode prejudicar mais do que ajudar.

É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.

Felizmente, existem várias maneiras de proteger seus aparelhos de picos de energia, vamos analisar algumas dessas opções.

  1. Utilize protetores de surto.
  2. Use Nobreaks.
  3. Desconecte dispositivos.
  4. Instale dispositivos de proteção.
  5. Verifique a tensão da rede elétrica.
  6. Porque ocorrem picos de energia. Descargas atmosféricas.

Estabilizadores, filtros de linha e nobreaks são úteis para quem quer proteger seus equipamentos contra queda de energia. Lembrando que o corte repentino do fornecimento de energia e demais problemas do tipo, como flutuações na tensão da rede elétrica, podem danificar ou até mesmo queimar os dispositivos eletrônicos.

O estabilizador protege e mantém a tensão elétrica entre 110v e 220v dos equipamentos conectados a ele, o que garante a proteção contra queima de aparelhos. No entanto, o estabilizador não mantém os equipamentos ligados em caso de falta de energia elétrica.

Muitos usuários pensam que é necessário desligar o notebook ou PC quando o dia termina, como se o computador precisasse de uma boa noite de descanso, assim como nós. No entanto, essa prática nem sempre é necessária. Caso a sua rede de internet seja segura, não há problema em deixar o equipamento em modo de suspensão.

Ao desconectar abruptamente o computador da tomada danifica gravemente todo o computador. O que acontece com um computador ligado na tomada e ser desligado de forma rápida é o mesmo que o coração humano parar de bater por segundos. Existem danos que podem não ser visíveis porém a longo prazo as consequências aparecem.

Inclusive, mesmo após desligado, se o dispositivo continuar conectado a tomada, ele continuará gastando uma quantidade mínima de energia. Portanto, se a intenção é anular a quantidade de energia gasta pelo computador quando ele não estiver sendo utilizado, lembre-se de retirar o plugue da tomada após desligá-lo.

Podem ser utilizadas tanto em equipamento elétricos que possuam resistência ou motores, como em equipamentos eletrônicos. ATENÇÃO: é desaconselhável seu uso em equipamentos eletrônicos devido ao risco de os surtos ou sobrecargas passarem diretamente aos equipamentos.

O estabilizador protege e mantém a tensão elétrica entre 110v e 220v dos equipamentos conectados a ele, o que garante a proteção contra queima de aparelhos.