Porque não se deve dormir do lado direito?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos. Para reduzir o risco, é importante esperar um tempo após comer até a hora de ir deitar.

Auxilia na circulação sanguínea
Como nosso coração está do lado esquerdo do corpo, dormir sobre esse mesmo lado impede a obstrução da artéria aorta – responsável por bombear sangue para o resto do sistema sanguíneo.

“Não há risco, nem no caso de haver historial de doença cardíaca.” As nossas anatomia e fisiologia ajudam a explicar: ao deitarmo-nos para o lado esquerdo, há uma aproximação da posição do coração à parede do tórax, o que faz com que as pessoas tenham uma sensação maior do batimento cardíaco.

Dois inquéritos patrocinados por marcas de colchões e unidades hoteleiras do Reino Unido, e que envolveram entre mil e três mil pessoas, permitiram concluir que quem dorme no lado direito da cama tende a acordar mal humorado, a gostar menos do seu emprego e a ser mais solitário.

As pessoas que dormem no lado direito da cama se sentem mais sonolentas e exaustas pela manhã em comparação com as que dormem do lado esquerdo.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

Durma do lado esquerdo!
Outro travesseiro entre as pernas já semiflexionadas é uma boa escolha também! Manter essa postura favorece muito o alinhamento da coluna e consequentemente possibilitando mais facilidade para respiração. Também ajuda na circulação e em todo o metabolismo noturno.

Como falamos lá no começo, dormir de barriga para baixo não é o mais recomendado pelos especialistas e médicos. Três grupos de pessoas, em particular, devem evitar a posição. Já citamos um deles: as grávidas. Os outros dois são pessoas com dores no pescoço e nas costas e quem se preocupa com rugas.

Para dormir e descansar bem, o corpo precisa reduzir a temperatura nuclear em cerca de meio grau e mantê-la durante toda a noite. Dormir sem roupa facilita essa função corporal e, desta forma, é possível ficar mais tempo dormindo em fases mais profundas do sono, tornando-o mais reparador.

Dormir de barriga para cima é totalmente prejudicial? Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.

Diabetes, hipertensão, colesterol alto, tabagismo, obesidade e sedentarismo, entre outros fatores, podem causar arritmias cardíacas e demais problemas cardiovasculares. Por isso, a prevenção começa por hábitos e comportamentos saudáveis.

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

8 – Dormir com a cabeça coberta
Muitas pessoas têm este hábito, porém dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui a concentração de oxigênio, podendo causar danos ao cérebro a longo prazo.

O travesseiro desempenha um papel importante nas noites de sono, sendo fundamental para manter a coluna alinhada ao tronco de forma confortável. Além disso, ao preencher completamente o espaço entre a cabeça e o colchão, o travesseiro ideal evita dores nas costas e musculares ao despertar.

Hábitos de cruzar as pernas e dormir demais podem causar problemas na coluna. É comum problemas da coluna serem associados a postura incorreta, excessos de peso carregado durante a vida, osteoporose ou traumatismo. Mas, na verdade, essas são apenas algumas das causas que podem desencadear uma disfunção vertebral.

Cruzar os braços sobre o corpo durante o sono significa que a pessoa está na defensiva, tentando se proteger de alguma coisa. Quanto mais cruzados estiverem os braços, maior a tensão, especialmente se as mãos estiverem fechadas. É sinal de tranquilidade e boa disposição.

Dormir com pés descobertos melhora o sono
A explicação, segundo a especialista, estaria na conexão entre o sono e a temperatura. Pesquisadores já sabem que, antes de adormecer, a temperatura do corpo começa a cair e que, nos estágios mais profundos do sono, o corpo está um ou dois graus abaixo do normal.

Como informa a nutricionista Dra. Giovana Morbi: “Os alimentos ricos em enxofre favorecem o aumento da flatulência. Entre eles estão maçã, melão, brócolis, couve-flor, alho, cebola, carne bovina, suína e de frango“. Queijos, amendoim e bebidas gasosas também ajudam a produzir mais gases.

Prender os gases não provoca riscos significativos à saúde, mas pode gerar desconforto quando há acúmulo em excesso. É comum que ocorra distensão abdominal (barriga inchada), cólicas abdominais (dor de barriga) e rompimento da parede intestinal.