Porque não se deve descongelar carne na água?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 1 de junho de 2023
3.9 / 5 17 votos

"Colocar na água é um processo que acelera bastante o descongelamento das carnes", diz Bruno. "Porém, ao acelerar esse processo de descongelamento se perdem muitas vitaminas do alimento e, na grande maioria das vezes, também o sabor, pois a comida fica com um aspecto feio."

É importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso de água quente para acelerar o processo de descongelamento, pois isso pode facilitar a proliferação de bactérias e outros microorganismos, colocando sua saúde em risco.

Usar água quente no descongelamento faz com que as chances de proliferação de bactérias, tanto no frango, quanto na pia/utensílios, seja muito maior.

Em água fria
“O método da água fria é mais rápido” que o da geladeira, afirma ela. “Meio quilo de carne moída pode levar uma hora, mas um pacote com 1,5 kg ou 2kg pode levar de duas a três horas.”

Em seguida, basta colocar a carne a ser descongelada dentro do saquinho zip-lock, fechá-lo e colocá-lo na panela com a água, já com o fogo desligado. Deixe ali por cerca de 15 minutos e voilà: sua carne estará descongelada.

Caso precise descongelar uma carne com urgência, é possível utilizar a água fria, o micro-ondas ou o fogão, no entanto o processo feito na geladeira garante uma qualidade superior.

O alimento deve ser mantido a uma temperatura segura durante o descongelamento. “Se estiver fora da geladeira durante o processo de descongelamento, partes do alimento poderão alcançar uma temperatura que incentiva o crescimento de micro-organismos.

Já o banho de água quente demorou apenas 11 minutos para descongelar a carne. Segundo concluíram, os tempos de banho-maria são tão curtos que qualquer eventual crescimento bacteriano permanece dentro de limites seguros para a saúde.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

Não se deve lavar e temperar a carne antes de ser congelada. Apenas tire os ossos e o excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne congelada e também ocasionam ressecamento.

Não precisa nem ser cloro, você pode lavar com água quente, jogar água quente em cima”, orienta a especialista.

Higienizar a carne com água parece um hábito higiênico, mas oferece riscos à saúde. Saiba por que abaixo: Lavar frango com água aumenta a proliferação de bactérias, que podem causar doenças como intoxicação alimentar.

Descongelar a carne fora da geladeira, em temperatura ambiente, não é recomendado, em especial, devido ao risco de crescimento bacteriano.

Jogue essa água quente nas partes onde o gelo está mais presente. Repita o processo até o freezer estar completamente descongelado. Esse truque reduz consideravelmente o tempo de espera e acelera o processo de limpeza.

Vinagre. O vinagre branco também é uma mão na roda para quem quer descongelar carne de modo rápido! Mergulhe a carne em uma mistura de água e vinagre branco e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Além de descongelar, o ingrediente contribui para a maciez da proteína!

Com a carne não é diferente. O chef do Metrópoles, André Rochadel, explica se é indicado congelar a proteína depois de já ter descongelado uma vez.

Para garantir, o melhor é descongelar e cortar em pedaços menores antes de cozinhar as carnes na pressão. Esse processo também garante mais maciez ao alimento, principalmente se for carne vermelha.

descongelar os seus alimentos usando. a Airfryer da Tronos Tá OK mas na verdade essa dica serve para qualquer wi-fi que tenha a função desidratar.

Descongelando carne vermelha no micro-ondas
É importante que você coloque a carne em um prato de bordas baixas e acompanhe o processo, pausando o tempo no micro-ondas quando necessário para virar a carne, dessa forma, você garante o descongelamento por igual de todos os lados, a depender do corte da carne.

Como descongelar carne rápido

  1. Coloque a carne em um saco plástico hermético com zíper. Remova o ar e feche o saco;
  2. Adicione a carne em uma tigela e cubra-a por completo com água fria;
  3. Troque a água a cada meia hora até que a carne esteja descongelada.

As carnes, mesmo congeladas ainda possuem um tempo de validade. Quando congeladas em pedaços, possuem cerca de 8 meses de validade. Já quando congeladas em bifes ou cortadas, possuem cerca de 6 meses. A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.