Porque não se deve cortar a diarreia?

Perguntado por: ndrumond . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

“A diarreia, quando não tratada adequadamente e, principalmente, que ocorre em crianças, idosos e imunossuprimidos, pode levar a estados de desidratação grave, com choque hipovolêmico ou outras situações, como choque séptico”, afirma o médico.

Diarreia aquosa como principal manifestação
Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa. Além da diarreia, pode haver também febre baixa, geralmente menor que 38ºC.

Para evitar esse quadro, é essencial a ingestão de líquidos como água, chás, água de coco e sucos naturais. Além disso, nessa lista, pode-se incluir também o soro caseiro. Ele atua na reidratação e contribui para o organismo se recompor.

Gelatina, sagu, purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba).

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

Mas há uma série de alimentos que costumam não ser recomendados para quem tem diarreia na população em geral. Como dito acima, isso inclui os gordurosos, apimentados, as frituras, os doces, entre outros.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

Em geral as fezes têm cor marrom, mas outras colorações podem ocorrer.

Costumam durar menos de duas semanas (máximo quatro nas persistentes) e costumam ser divididas em aquosas e disentéricas (ou sanguinolentas), de acordo com o agente causador. A maioria tem origem infecciosa: por vírus, bactérias, parasitas, ou ainda por toxinas secretadas por algumas bactérias, como E. coli e V.

  • Osmótica. Nesse tipo de diarreia há presença de solutos osmoticamente ativos que não absorvíveis pelo intestino. ...
  • Secretória. Há distúrbio no transporte hidroeletrolíticos na mucosa intestinal, geralmente causado por uma toxina, droga ou patologias intestinais e sistêmicas. ...
  • Inflamatória. ...
  • Esteatorreia.

Em qualquer diarreia, o principal tratamento é a hidratação, já que a desidratação provocada pela perda de água nas fezes é a principal causa de complicações. Soluções que contenham água, sódio e glicose são melhores que aquelas com água pura, pois na diarreia perdemos não só água como também eletrólitos.

Qual o melhor chá para diarreia?

  1. Chá de Macela. Indicado para beber 3 vezes ao dia, após as refeições. ...
  2. Chá de Carqueja. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições. ...
  3. Chá de Pata-de-vaca. Indicado para beber sempre depois de ir ao banheiro evacuar. ...
  4. Chá de Pitanga. ...
  5. Chá de Quitoco. ...
  6. Chá de araçá ...
  7. Chá de Romã ...
  8. Cidreira.

Floratil® 200 mg
Nas alterações agudas da flora intestinal e na diarreia por Clostridium difficile: uma cápsula, duas vezes ao dia. Nas alterações crônicas da flora intestinal: uma cápsula uma vez ao dia. A posologia de Floratil® pode ser alterada a critério médico.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...

Sintomas

  1. Diarreia;
  2. Vômitos;
  3. Febre moderada;
  4. Dor abdominal;
  5. Mal estar geral;
  6. Cansaço;
  7. Perda de apetite;
  8. Calafrios.

Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias.

A gastroenterite viral é tipicamente uma afecção autolimitada com duração <14 dias. Os sintomas frequentes são náuseas, vômitos e diarreia, que podem ser acompanhados por febre, dor abdominal e anorexia. A gastroenterite viral é a causa mais comum de gastroenterite aguda nos EUA e no mundo.

Sintomas como estufamento, excesso de gases, dor abdominal, inchaço, barulhos na barriga e diarreia são sinais de disbiose. Ela acontece quando há o crescimento exagerado de alguma bactéria ruim no intestino. Suas causas podem ser desde alimentação desbalanceada até o uso prolongado de antibióticos.