Porque não se cobrar tanto?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 25 de abril de 2023
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A Autocobrança pode gerar muitas consequências negativas para a nossa vida, podendo esgotar as nossas energias e muito mais. No mundo competitivo em que nos encontramos, dificilmente conseguiremos nos deparar com alguma pessoa que não tenha se cobrado excessivamente, em pelo menos um momento de sua vida.

Baixa autoestima
A autocobrança excessiva pode levar a pessoa a ser muito crítica consigo mesma, o que pode diminuir a autoestima e a autoconfiança. Isso reflete na sua imagem pessoal e profissional, pois sempre achará que não é boa o suficiente para alguém ou determinado cargo.

A melhor forma de lidar com a autocobrança é com acompanhamento profissional. Por isso, busque fazer terapia com um psicólogo para conseguir lidar melhor com seus sentimentos e com outras doenças mentais.

O que fazer para diminuir a autocobrança, então?

  1. Organize o seu dia. No dia anterior ou logo que você acordar, faça uma check list de todas as atividades que você tem que fazer no dia, inclusive as mais pequenas – como lavar roupa, por exemplo. ...
  2. Saiba priorizar atividades. ...
  3. Saiba o seu limite. ...
  4. Não se culpe. ...
  5. Respire fundo.

Por isso, foque no seu valor e seja grato por todas as suas conquistas até o momento. Pergunte todos os dias o que faz de melhor, as coisas que gosta em você e em sua vida. Escrever esses pensamentos em um diário e consultá-lo regularmente é uma dica que ajuda a diminuir a autocobrança.

Uma certa cobrança vinda das pessoas ao nosso redor é normal. No entanto, quando essas exigências passam do tolerável, a pressão psicológica passa a se manifestar. Se até então a cobrança era sadia e uma forma de incentivo, passa a ser algo causa altos níveis de stress.

A lei não determina um número limite de quantas ligações de cobrança podemos receber por dia. Entretanto, há regras para que a cobrança não se torne abusiva. O Código de Defesa do Consumidor é claro ao citar que a pessoa inadimplente não pode ser ridicularizada, nem constrangida ou ameaçada.

Segundo o dicionário, “cobrança” é o ato ou efeito de cobrar dívidas, e “emocional” é o que provoca sentimentos de grande intensidade. Um dos aspectos humanos que é recorrente nas pesquisas feitas pela psicologia é a cobrança que depositamos nas coisas, nos outros e, principalmente, em nós mesmos.

Quando a volta ao trabalho se torna uma tarefa muito árdua, é necessário entender as razões desta falta de vontade de trabalhar. Rotina estressante, falta de reconhecimento, sobrecarga de tarefas, insatisfação salarial são apenas alguns fatores que contribuem para o desaparecimento vagaroso da vontade de trabalhar.

Dicas para lidar com a pressão do dia-a-da

  1. 1 – Cuide de sua linguagem corporal. O corpo fala, com toda a certeza. ...
  2. 2 – Seja proativo e acredite em seu potencial. ...
  3. 3 – Descontrair faz bem. ...
  4. 4 – Mantenha a organização. ...
  5. 5 – Invista em seu autoconhecimento. ...
  6. 6 – Saiba priorizar. ...
  7. 7 – Trabalhe o seu foco. ...
  8. 8 – Saiba dizer não.

Como desenvolver a capacidade de trabalhar sob pressão?

  1. Foque no agora. Pense no agora e não sofra com o que ainda não aconteceu. ...
  2. Divida as tarefas. Divida as tarefas em etapas. ...
  3. Abandone a procrastinação. Não deixe para depois as suas tarefas. ...
  4. Pratique o relaxamento. ...
  5. Evite a exaustão. ...
  6. Capriche na divisão de tarefas.

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Atualmente, os consumidores que têm alguma dívida vencida são importunados várias vezes ao dia com ligações insistentes que geram incômodo, constrangimento e até dor de cabeça. Tal prática é considerada abusiva, de acordo com o Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O Projeto de Lei 752/19 proíbe a cobrança aos sábados, domingos, feriados e fora do horário comercial (entre 8 horas e 18 horas) de dívidas de consumidores.

Quando o cliente diz que está caro, a princípio, valide a sua visão. Em seguida, reformule mostrando todos os benefícios que justifiquem o preço. Então, elimine a objeção ao ilustrar como esse investimento trará resultados para o cliente.

As razões para preços ainda mais altos no Brasil
A desvalorização do real desde o início da pandemia faz com que as importações de comida sejam muito mais caras em reais. A inflação global também está sendo puxada pelos componentes da habitação e transporte estão com taxas de 11.6% e 16.6%, respectivamente.

A pressão psicológica pode ser entendida como uma situação limite que a pessoa se encontra, em um ou vários âmbitos de sua vida. Um bom exemplo é no campo profissional onde a pessoa é pressionada pela necessidade de bater suas metas, mostrar eficiência, etc.