Porque não são todos os estados brasileiros que adotam o horário de verão?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

O principal motivo de os estados das regiões Norte e Nordeste não adotarem o horário de verão é porque a sua implantação é pouco eficaz em áreas equatoriais, ou seja, próximas à linha do Equador.

Além da pequena redução no consumo de energia, a mudança no horário funciona bem nas regiões distantes da linha do Equador, pois no verão os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.

Tente atualizar a página. O governo Lula (PT) ainda não decidiu se, em 2023, o Brasil vai ter horário de verão, apesar de estudos e de uma enquete no Twitter antes de o presidente assumir.

Essa diferença na demarcação do horário deve-se, sobretudo, à extensão no sentido leste-oeste que o país possui, além da existência de algumas ilhas no Oceano Atlântico pertencentes ao Brasil.

A criação do horário de verão não ocorreu de forma homogênea no território brasileiro, mas sim sempre privilegiando os estados situados mais ao Sul do país, ou seja, que estão distantes da Linha do Equador, onde há maior iluminação solar. Atualmente, o horário de verão não é mais adotado no Brasil.

O Acre tem um horário diferente dos demais estados brasileiros devido à sua localização geográfica mais próxima do meridiano de 75° Oeste.

Extinção do horário de verão
Em 5 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que não haveria horário de verão em 2019. Segundo o presidente, mudanças no hábito de consumo de energia o levaram a tomar a decisão.

Depois de muitos anos esquecido, a medida ressurgiu em 1985 por decreto do presidente José Sarney. Desde então, não deixou de ser adotado em nenhum ano.

Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. O movimento de rotação corresponde ao giro que a Terra executa em torno de si mesma.

Simplesmente porque o Nordeste está situado um pouco mais ao leste, com isso amanhece um pouco mais cedo e também anoitece um pouco mais cedo. Isso acontece só em parte do ano. Quanto maior a latitude, maior duração terá a luz do dia no verão e menos ela durará no inverno.

O principal objetivo do Horário de Verão era o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18h e 21h.

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

Quais os estados têm horário de verão? O horário de verão é aplicado nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

A conseqüência imediata do horário de verão ou do término dele é o desajuste do relógio biológico. Enquanto o organismo não se adapta ao novo horário, o indivíduo se sente mais sonolento e, em decorrência disso, aumenta o cansaço, diminuindo a atenção.

OS HORÁRIOS EM TODO O BRASIL SEGUEM A HORA DA CAPITAL, BRASILIA, O CHAMADO LIMITE PRÁTICO. O LIMITE PRATICO DIVIDE O BRASIL EM QUATRO ZONAS DE FUSOS HORÁRIOS. O BRASIL ESTÁ LOCALIZADO EM APENAS UMA ZONA DE FUSO HORÁRIO, SEM A NECESSIDADE DO CHAMADO LIMITE PRÁTICO.

2- Paletas de cores primavera verão 2023/2024
Geralmente as cores fortes e chamativas são destaque na época de primavera/verão, porém esse ano elas tendem a vir um pouquinho diferentes. A tendência que se espera são as clássicas cores fortes, mas com uma pegada mais clara, como rosa claro, laranja claro e verde menta.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

Tente atualizar a página. Às 11h do dia 3 de outubro de 1931, todos os relógios do Brasil foram avançados em uma hora. Assim começava o primeiro horário de verão da história do país, decretado pelo então presidente Getúlio Vargas dois dias antes.

Desde 30 de outubro de 2013 seis estados usam dois fusos horários dentre suas fronteiras: Amazonas; Espírito Santo; Pernambuco; Rio Grande do Norte (e extraoficialmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).