Porque não quero ver ninguém?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Apatia: este sentimento, quando ocorre de forma generalizada e uniforme ao longo do tempo, é geralmente devido a um conjunto de condições vitais e deficiências que levam a pessoa a não querer ver ninguém. Um exemplo é viver em um ambiente cotidiano estressante ou ter um emprego com condições ruins.

O isolamento voluntário
Pode ser a fuga em razão da falta de paciência com os outros. Alguém que não quer aborrecer-se, estressar-se ou ainda alguém que, simplesmente não sente vontade de estar com outras pessoas por mera deliberação ou necessidade de estar consigo mesmo.

No entanto, existem transtornos psicológicos que causam uma grande dificuldade para se abrir e falar com outras pessoas. Por exemplo, aqueles que sofrem de depressão ou ansiedade costumam sofrer neste tipo de situações, já que focam em excesso a atenção ao seu interior e, por isso, não ficam em sintonia com os outros.

A depressão psicótica é mais um dos tipos de depressão. Ocorre quando somam-se aos sintomas da depressão maior alguma forma de psicose, como por exemplo alucinações e delírios, como ouvir vozes ou ter sentimentos intensos de inutilidade e fracasso.

Pessoas que gostam de ficar sozinhas nada mais são que aquelas que gostam de estar em espaços que elas possam agir com maior autenticidade. Para elas, o fato de estar desacompanhadas em determinadas situações não é algo temido. É algo encarado com naturalidade e até mesmo buscado por elas próprias.

5 sinais de Fobia Social

  1. 1 1. Ansiedade extrema.
  2. 2 2. Medo de falar em público.
  3. 3 3. Faz pouco ou nenhum contato visual.
  4. 4 4. Evita andar em ambientes com muitas pessoas.
  5. 5 5. Acha que não consegue fazer nada.

É preciso se mexer e fazer atividade física para ficar sarado, e você precisa falar mais e se colocar em situações onde possa interagir e se comunicar para ser sociável. Evite se rotular de tímido, introvertido ou antissocial. Quando mais você usa essas palavras, mais reforça a ideia de que é incapaz de ser sociável.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

De acordo com a psicóloga Fabiane Curvo de Faria, a raiva é uma emoção, uma internalização do que sentimos. Segundo ela, é normal sentirmos raiva e irritação com situações cotidianas. São expressões de frustrações.

Ela pode ter dificuldades sim relacionais, mas pode também procurar ajuda psicológica para entender os motivos do isolamento, se derivam de baixa auto-estima, medo de rejeição, ou simplesmente do fato de gostar de estar sozinha. O ponto de equilíbrio é o ideal e pode ser conseguido com terapia. Boa sorte.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.

  1. 4 formas de combater o isolamento social. ...
  2. Desenvolva a autoconfiança. ...
  3. Procure grupos que tem a ver com você ...
  4. Encontre motivos para sair de casa. ...
  5. Visite um psicólogo.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Depressão psicótica provoca delírios e alucinações
“Ela é manifestada por meio dos sintomas depressivos, que são acompanhados dos sintomas psicóticos, como delírios e alucinações“, diz a médica. Quem é diagnosticado com a depressão psicótica pode ouvir vozes e ver pessoas que não existem.

O depressivo muitas vezes se isola porque a presença de outras pessoas ou a permanência em ambientes públicos e cheios incomodam-no intensamente. A vontade de se resguardar e ficar só deve ser respeitada pela família e pelos amigos, sem cobrança ou julgamento.

Ficar sozinho pode ser saudável
O que a ciência anda descobrindo é que, na realidade, ter um tempo só pra você é tão importante quanto ter o apoio dos amigos e familiares. Fazer as coisas sozinho permite que você possa aproveitar aquilo que você quiser, quando quiser, no seu próprio ritmo.

As pessoas que preferem ficar sozinhas podem ser introvertidas, mas as conotações negativas associadas ao introvertido estão longe da verdade. As pessoas que conseguem apreciar e desfrutar de estar sozinhas realmente possuem uma força, confiança e compreensão de si mesmas que os extrovertidos podem não possuir.

O que é demofobia? A demofobia, oclofobia ou enoclofobia, é uma fobia de multidões e grande reuniões de pessoas. Como todas as outras fobias, a demofobia é um medo irracional e exagerado. Essa fobia tende a atingir pessoas tímidas e introvertida.

Algumas dessas causas incluem fatores hereditários, alterações na estrutura cerebral, influência do meio onde vivem, traumas ou experiências negativas, exposição frequente a fatores de risco na infância, temperamento e até mesmo a persistência de novas situações que demandem interação social.