Porque não podemos ver todas as constelações?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Algumas constelações só podem ser vistas completamente por alguém que se encontra numa determinada região da Terra. Por exemplo, a Ursa Menor não é observada por nós no Hemisfério Sul, somente por quem está no Hemisfério Norte.

Isso ocorre, porque a Terra gira em torno do seu eixo norte-sul (por isso chamado eixo de rotação da Terra). Então, as estrelas na direção norte parecem caminhar em sentido anti-horário e na direção sul, no sentido horário.

As constelações do Zodíaco são 13, dentre as 88 que a União Astronômica Internacional definiu ao dividir o céu em regiões que são identificadas por um desenho, formado ao ligar algumas estrelas.

Constelações que podem ser vistas no Brasil
Órion: Ela pode ser vista durante todo o verão e facilmente identificada no céu pela presença das Três Marias, que juntas formam o cinturão de Orion.

Os corpos celestes são vistos com o céu límpido; a presença de nuvens pode atrapalhar uma boa observação noturna. Porém, a partir do século XX um obstáculo mais sério à observação do céu profundo surgiu: a poluição luminosa.

A crença popular diz que apontar para as estrelas faz surgir uma verruga no dedo.

As três são chamadas de Alnitak, Alnilam e Mintaka. Além delas, também é possível ver a gigante vermelha Betelgeuse e outra azul, chamada Rígel. Se você quiser vê-las no céu, Janeiro e Fevereiro são os melhores meses.

Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

Alpha Canis Majoris

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius faz parte da constelação Cão Maior e é oficialmente chamada Alpha Canis Majoris em função de sua posição na constelação. Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol.

Cruzeiro do Sul

A constelação Cruzeiro do Sul (ou Crux) é considerada a menor dentre as 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês).

Uma constelação fácil de enxergar é Órion, mostrada na figura acima como é vista no hemisfério sul. Para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador.

Nosso Sol não pertence a nenhuma constelação. As constelações são apenas "figuras" que delimitam regiões do céu que vemos daqui da Terra.

Ursa Maior é um belíssimo grupo de estrelas localizado no hemisfério norte celeste – também visível por habitantes nas regiões próximas à Linha do Equador. Em Fortaleza e demais capitais do Norte e Nordeste do Brasil, essas estrelas são facilmente visíveis no céu noturno nessa época do ano.

Porque a nossa atmosfera espalha a luz solar. Fora da atmosfera da Terra, conseguimos ver perfeitamente as estrelas mesmo que o sol esteja visível no céu. isto acontece, porque não há espalhamento da luz do Sol. Por que a luz das estrelas é ofuscada pela luz do céu.

De acordo com Guinan, as estrelas que são visíveis da Terra são um milhão de bilhões de vezes menos brilhantes que a luz do Sol e milhões de vezes mais fracas que a da Lua. A luz dispersa do Sol é tão brilhante em nosso céu que muitas vezes supera a luz das estrelas durante o dia, mas nem sempre a luz refletida da lua.

A superstição atravessou o Atlântico e seguiu por séculos sendo repetida. Desse modo, apontar estrelas não era permitido, assim como encarar o Sol é perigoso.

Muitos dizem que contar estrelas no céu faz nascer verruga nos dedos! Mas sabemos que não é bem assim. Você já se perguntou como as verru- gas aparecem? As verrugas são causadas por um tipo de vírus chamado “papiloma vírus” ou HPV.

Proxima Centauri

Proxima Centauri é a estrela mais próxima do Sol, situada a apenas pouco mais de 4 anos-luz de distância. O planeta recém descoberto, com o nome Proxima d, orbita a estrela Proxima Centauri a uma distância de cerca de quatro milhões de km, ou seja, menos de um décimo da distância entre Mercúrio e o Sol.

Órion

Devido à inclinação da Terra, nesta época, a mais bonita constelação no céu – Órion – coloca-se exatamente sobre o equador celeste. Isso significa que esse faiscante conjunto de estrelas – entre as quais figuram as populares Três Marias – aparece bem diante da vista, a meio caminho do horizonte e o alto do céu.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.