Porque não podemos matar as aranhas?

Perguntado por: umata3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

E as aranhas (que não são insetos) caçam várias espécies deles, inclusive aqueles que infestam a sua residência e podem até trazer doenças, como o mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, sendo muito mais perigoso que as pernudas que ficam nas paredes das casas.

Colaboração ecológica das aranhas
Mas as aranhas não são apenas nocivas. Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente.

As aranhas caranguejeiras são perigosas? De acordo com biólogos, as aranhas-caranguejeiras não são capazes de matar pessoas. No entanto, os especialistas alertam que elas podem causar alergias devido aos pelos. Além disso, caso sintam-se ameaçadas, elas são capazes de picar.

Geralmente, aranhas são atraídas por insetos que, por sua vez, são atraídos para áreas mais sujas como pilhas de lixo, migalhas no chão, ambientes que tenham algum líquido derramado, etc. Então, evitar insetos é a melhor maneira de prevenir a invasão de aranhas.

Fogo, água e gelo
Já os piromaníacos de plantão talvez prefiram enfrentar as aranhas com fogo, embora essa não seja a melhor técnica de extermínio. Ao queimar essas criaturas, a pressão dentro de seus exoesqueletos aumenta, podendo fazer com que os bichinhos explodam.

A confiança do hipócrita é comparada à teia da aranha (Jó 8:14). Sobre os ímpios, Isaías diz que eles “tecem teias da aranha” (Isaías 59:5), ou seja, suas obras e projetos são, como a teia da aranha, vãos e inúteis. A palavra hebraica aqui usada é 'akkabish, “um tecelão rápido”.

Resposta. Desequilibraria todo o ecossistema, uma vez que ao desaparecer da cadeia alimentar inserida haveria um aumento da população da sua presa e diminuição da população dos seus predadores.

As aranhas também não ficam presas em suas teias porque apresentam unhas finas e muito delicadas. O aspecto das unhas ajuda a aranha a se equilibrar na teia, sem encostar na parte grudenta.

Apesar de todo temor que elas possam causar, todas as aranhas têm papel importante na natureza, exercendo função de controle natural na população de insetos e auxílio no controle biológico contra pragas de forma natural, sem causar desequilíbrio no ecossistema.

Todas as aranhas do mundo comem por ano um total de 400 milhões a 800 milhões de toneladas de insetos e pequenos animais. Assim, elas batem o consumo humano, que é de cerca de 400 milhões de toneladas de carne e peixe.

Inimigos : Lagartixas, sapos, rãs, algumas espécies de peixes e pássaros, podem ser considerados inimigos naturais.

aranhas-armadeiras

Aranha-armadeira
A aranha armadeira (Phoneutria sp.) é considerada a mais perigosa do mundo, sendo encontrada no Brasil. Várias espécies de aranhas-armadeiras são encontradas na América do Sul.

Há espécies, como a aranha-teia-de-funil e a armadeira, que possuem um veneno letal e que pode até matar em minutos. Nunca pegue uma aranha nas mãos se não tiver certeza de que é venenosa aos humanos.

A Papa-moscas é um dos tipos de aranhas domésticas não venenosas. Elas são peludas e costumam apresentar 15 mm de comprimento.

De acordo com o engenheiro florestal, a aplicação de óleos essenciais em pontos estratégicos é muito efetiva para espantar as aranhas de uma forma natural, sem precisar matar esses aracnídeos. “Os óleos de alecrim, eucalipto ou citronela ajudam a espantar esses animais.

Saiba como afastar aranhas de casa naturalmente:

  1. Hortelã Você sabia que a hortelã é como um repelente para aranhas? ...
  2. Limpeza. A forma mais fácil e barata de repelir aranhas é manter sua casa limpa e arrumada, sem cantinhos “ociosos”. ...
  3. Vinagre. ...
  4. Não as deixe entrar. ...
  5. Frutas cítricas. ...
  6. Tabaco. ...
  7. Castanhas. ...
  8. Sachês de cravos.

Quanto mais luz tem no lado externo da sua casa, durante a noite principalmente, mais insetos estarão por perto; isso porque eles buscam a luz como fonte de calor.

teia-de-funil de Sydney

A teia-de-funil de Sydney está no Guinness, o livro dos recordes. Sim, essa aranha de presas enormes e assustadoras é a mais venenosa do mundo para seres humanos. A neurotoxina que essa espécie libera no momento da picada atinge o sistema nervoso, podendo levar a pessoa à morte caso não haja tratamento imediato.

Use um aspirador de pó para matar a aranha.
Esse é o melhor método, pois o aspirador geralmente tem um saco que é fácil de remover e jogar fora. No entanto, se o seu modelo não tiver esse saco, não utilize a sua mão para limpar os detritos se a aranha ainda estiver viva.

A aranha marrom, por exemplo, vive uma média de um ano, já uma aranha caranguejeira pode viver entre dois e cinco anos, com uma média de três anos para a maioria. Já as aranhas domésticas, as que costumeiramente encontramos nos cantos das paredes dentro e fora de casa, vivem uma média de 76 dias.

A aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis. Estes três têm um bom andar, e quatro passeiam airosamente; O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada; O galo; o bode também; e o rei a quem não se pode resistir.