Porque não podemos andar descalço?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Apesar de andar descalço não causar resfriados, gripes e afins, a sabedoria popular não está totalmente errada. A prática "pode gerar sensibilidades de rinite, como uma rinite vasomotora, que é aquela [ativada] por variação de temperatura", pondera a otorrinolaringologista pediátrica Maura Neves.

Algumas pessoas acreditam que andar descalço no frio causa resfriado, será que isso é verdade? Ao contrário do que dizem nossas queridas mães e avós, andar descalço no frio não causa resfriado.

A Terra carrega uma carga negativa e quando fazemos uma conexão física com ela, através do aterramento, descarregamos esse excesso de energia, o que por sua vez é dito ter um efeito curativo em nível celular. A forma mais simples de aterramento envolve andar descalço na grama, na terra ou na areia.

Deus disse: Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um lugar sagrado” (Ex 3,5). Cascudo comenta que esta foi a primeira recomendação litúrgica feita a um guia, cujo objetivo final era de levar o povo eleito para a terra prometida.

Os supostos benefícios incluem melhor qualidade de sono, redução da dor e inflamação e muito mais. No entanto, não há estudos que comprovem esta teoria. Ainda assim, a sensação de bem estar, calma e outras boas sensações que muitas pessoas referem quando andam descalças é suficiente para incentivar a esta prática.

James Oschman, biólogo especialista em medicina energética, a carga rica em elétrons presentes no solo, pode fazer milagres com nossa saúde. Ele diz que ao andarmos descalços, esses elétrons entram em nosso corpo e funcionam como importantes antioxidantes, varrendo os radicais livres.

Nem sempre andar descalça pode fazer piorar a cólica, pois o problema não está em andar descalça, mas sim na friagem. No frio os vasos sanguíneos se estreitam, dificultando a circulação do sangue e aumentando a cólica. Portanto, se for verão e o chão estiver quentinho, pode ficar à vontade sem medo.

O hábito de andar descalço e literalmente os pés no chão tem voltado a ser uma atividade presente na vida das pessoas, pois além de ser uma forma de conexão com as nossas raízes, traz surpreendentes benefícios para a saúde.

No entanto, pisar no chão frio pode causar outras reações que podem deixar o sistema respiratório mais sensível para doenças, incluindo a gripe e o resfriado. Ou seja, é melhor evitar!

E gripes e resfriados não são adquiridas pelo pé. Esses tipos de doenças se transmitem através de espirros, tosse e ao falar com outras pessoas infectadas.

Apesar dos mitos já desmentidos, se liga nessa dica: Se você ou alguém da sua família possui alergias, não é recomendado pisar no piso gelado, pois o frio desencadeia espirros e coriza provenientes da alergia.

Quando você toca o solo com o corpo, dissipa-se a eletricidade estática e todas as cargas elétricas estranhas do ambiente que estão em você. Ao mesmo tempo, você recebe uma carga de energia na forma de elétrons livres, que atuarão como antioxidantes, neutralizando os radicais livres que causam inflamações e doenças.

O aterramento corporal, portanto, consiste no incentivo à prática de permanecer em contato desprotegido com o solo – com os pés descalços sobre o terreno, por exemplo – por alguns minutos ao dia: com isso, afirma-se que a troca de cargas elétricas entre o corpo e a terra é suficiente para melhorar diversas condições ...

Evidências científicas. Algumas investigações sugerem que o "earthing" pode ajudar a tratar a hipertensão, a diabetes, a reduzir o stress e a melhorar o humor.

O calçado, tão ao nível do chão, representa a parte mais humilde ou a porção mais humilde de uma pessoa. João Batista disse que não era digno nem mesmo de tocar nas sandálias de Jesus (ver Mat. 3:11; Miq. 1:7; Atos 13:25).

Atos 7:33 Então, o Senhor lhe ordenou: 'Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. Postado em 12 de maio de 2013 às 11:41.

Mito. Andar descalço contribui para o fortalecimento do core dos pés, mas também dos joelhos, pernas, quadris e coluna, sem falar que garante amplitude de movimento adequada, ativa os nervos, melhora a circulação e mantém a boa postura.

Comece devagar. Você precisa ser paciente e começar com sessões curtas de 15 a 20 minutos de caminhada descalça. É vital que você permita que seus pés e tornozelos se adaptem ao novo ambiente. À medida que seus pés se acostumam a andar sem sapatos, você pode aumentar a distância e o tempo.

– Andar descalço pode causar a inflamação? – Lilian Oliveira, mãe de Augusto. Os vírus e bactérias são os causadores de infecções de garganta. Andar descalço não influência.

Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.