Porque não pode usar vermelho no luto?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Isso porque, traz consigo uma representação da falta de luz, tristeza, escuridão e sofrimento, além da introspecção que há nesse momento.

Como a cor vermelha foi associada à morte, os cadáveres eram salpicados com raspas de cinábrio, mineral vermelho, e depois embrulhados em algodão para o enterro.

Em geral, é preferível utilizar cores escuras, como o preto, cinza e azul marinho. Porém, se não for possível, opte pelos tons neutros. Nessa ocasião, o uso de cores sóbrias é o ideal. Evite sempre colorações claras e alegres.

preto

No Brasil, por exemplo, o preto pode significar luto e o branco sinônimo para paz, leveza e elegância. Nas culturas ocidentais, como é o caso do Brasil, colonizado por portugueses, o preto tem sua origem nos povos romanos, que usavam uma espécie de toga preta básica em situações de luto.

Outros costumes bem presentes em velórios de antigamente eram colocar o defunto com os pés voltados para a porta de frente, colocar uma bacia com água debaixo do caixão (servia para inibir o odor).

1- Isaías 57:2. “Aqueles que andam retamente entrarão na paz; acharão descanso na morte.” Esse primeiro versículo traduz o vínculo entre morte e bíblia no sentido de salvação.

Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos.

Entretanto, falar sobre o luto e todas as suas fases, negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, é importante para que se tenha consciência desse processo quando ele acontecer com você, a fim de mitigar o sofrimento quando houver uma perda e ele esses sentimentos vierem.

Em regiões desérticas, no entanto, seria algo a se comemorar. Diz a lenda que chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou.

Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão. No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo. Na política, a cor vermelha está associada ao espírito revolucionário.

Crisântemos

Crisântemos. Crisântemos são uma característica comum em arranjos de flores em serviços funerários, devido ao fato de os crisântemos brancos carregarem significados relacionados à morte de um ente querido, como o luto.

Como cumprimentar em um velório? Cumprimente os familiares mais próximos da pessoa falecida com um abraço forte. Ao invés de perguntar “Como você está?”, diga “Acredito que este momento está sendo muito difícil. Conte comigo”.

Desta forma, o branco também é a cor da morte, por isso, no candomblé, exprime o luto. Ao falecer, um iniciado obrigatoriamente é sepultado com roupas brancas.

E muito se engana quem acredita que era somente nos funerais que se usava essa cor. Na verdade, algumas culturas apregoavam que se devia utilizar exclusivamente o preto até completar o período de um ano, momento em que poderiam deixar o luto e voltar a utilizar roupas de outras cores.

Vermelho. Já em algumas regiões da África, principalmente na África do Sul, o vermelho é a cor que expressa a partida de um ente querido. Assim, demonstram a dor da perda de um membro da comunidade, amigos ou família.