Porque não pode usar pomada anestésica?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

A pomada, em absorção com a pele, ainda mais em lugares mais vascularizadas e traumatizadas pelo agulhamento, pode provocar reação adversa, processo alérgico ou até mesmo consequências mais sérias como o óbito.

As reações podem ser:
Reações do Sistema Nervoso Central, as quais incluem: nervosismo, tontura, convulsões, inconsciência e, possivelmente, parada respiratória. Reações cardiovasculares, as quais incluem: hipotensão, depressão miocárdica, bradicardia e, possivelmente, parada cardíaca.

A pomada anestésica para dente tem, em sua composição, substâncias que, ao entrar em contato com a pele ou mucosa, adormecem a região. A sua aplicação é feita pelo dentista logo antes da realização do procedimento em consultório.

POMADA ANESTOP
A pomada anestésica para tatuagem Anestop é considerada uma das mais eficazes na diminuição das dores, sua fórmula possui prilocaína, ametocaína e lidocaína.

A duração da analgesia para dor de feridas de queimaduras é de cerca de 4 horas. A aplicação da pomada com uma gaze pode providenciar uma liberação lenta e uma ação prolongada nas feridas de queimaduras.

Pomada modeladora de tranças tem comercialização proibida pela ANVISA. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou no Diário Oficial da União na sexta-feira (10/2) a proibição em todo Brasil, da venda e comercialização das pomadas modeladoras de trança.

Anestop é considera uma das melhores pomadas anestésicas para tatuagem, pois é composta pelos princípios ativos ametocaína, prilocaína e lidocaína. Sua capacidade anestésica é enorme e não é necessário uma bandagem oclusiva no momento da aplicação.

A Lidocaína é uma substância ativa de anestésico local. Pode ser encontrada como gel ou spray. Normalmente, é utilizada para dar mais conforto ao paciente em alguns procedimentos médicos, devido às suas propriedades anestésicas e lubrificantes.

A lidocaína é contraindicada em pacientes com conhecida hipersensibilidade a anestésicos locais do tipo amida ou a qualquer um dos componentes da fórmula. A epinefrina é contraindicada em pacientes com hipertiroidismo ou doença cardíaca grave, particularmente quando a taquicardia está presente.

Pacientes com Angina, Infarto Agudo do Miocárdio recente (ou até 6 meses após), AVC recente, submetidos a Cirurgia de Revascularização, Arritmias, Insuficiência Cardíaca, entre outras alterações cardiovasculares não devem fazer uso de vasoconstritor associado de anestésico em procedimentos odontológicos(2).

Para a pomada anestésica fazer efeito, é necessário passar a pomada e esperar cerca de 1 hora para fazer o efeito. Além disso, todas elas têm um tempo de duração, geralmente, cerca de 2 horas. Após esse tempo, ela perde o efeito.

A xilocaína demonstrou ser muito eficaz quando utilizada como pomada anestésica para dor de dente. Isso porque o início da anestesia em mucosa oral ocorre entre 30 segundos e 2 minutos. Estudos feitos comprovaram a sua eficácia como analgésico pós-operatório em odontologia.

Anestésico local, a pomada Xilocaína é um medicamento de aplicação tópica que age ao bloquear o impulso nervoso da dor no cérebro. Tendo como princípio ativo a Lidocaína, a pomada anestésica é muito utilizada para o alívio temporário de dores na pele e mucosas.

EMLA Creme é um medicamento indicado para anestesiar a pele, diminuindo a sensibilidade e a dor, em situações como a picada de agulhas ou pequenas cirurgias.

venda sob prescrição médica.

Os anestésicos tópicos são substâncias aplicadas diretamente na pele para amenizar a dor diante de um procedimento, como fazer uma tatuagem e colocar um piercing. “O anestésico bloqueia a condução do estímulo nervoso quando aplicado em concentração apropriada no tecido”, explica o dermatologista Bruno Vargas.

A lidocaína, quando entra em contato com as membranas mucosas do paciente ou da(o) parceira(o) (como boca, nariz e garganta ou vagina e ânus), pode ser absorvida e provocar dormência/anestesia local temporária. Essa hipoestesia pode mascarar sensações dolorosas normais e, assim, aumentar o risco de lesões na região.

Lidocaína aplicado à pele intacta provoca analgesia dérmica pela liberação da lidocaína do creme para as camadas epidérmica e dérmica da pele, e pelo acúmulo da substância nas vizinhanças terminações nervosas e receptores de dor.

O bloqueador histamínico H2 cimetidina diminui a velocidade da biotransformação da lidocaína, por competir com o anestésico local pelas enzimas oxidativas hepáticas, aumentando discretamente os níveis sanguíneos de lidocaína.