Porque não pode usar internet no avião?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

De acordo com pesquisas, o celular é uma fonte emissora e receptora de ondas eletromagnéticas que podem provocar alguma interferência nos instrumentos do avião, já que podem causar um campo magnético falso. Esse é o porquê de não poder usar celular no avião.

É uma dúvida comum entre os passageiros de avião: posso usar o WhatsApp ou outros serviços de troca de mensagens durante o voo? A resposta é : sim. O g1confirmou que três companhias nacionais já oferecem os serviços de troca de mensagens durante os voos: Gol, Latam e Azul.

Se você não desligar o aparelho ou ativar o modo avião, cada vez que a aeronave passar pelo raio de alcance de uma torre de operadora, por exemplo, ele vai tentar se conectar com ela, causando, eventualmente, ruídos na comunicação do comandante com o solo.

Durante todo o voo, é importante manter o seu celular em modo avião — função do sistema que desabilita o sinal 4G para ligações e internet sem a necessidade de desligar o aparelho. Assim, é possível usar todos os recursos do dispositivo sem problemas.

Caso seja aberta em condições adversas, pode acelerar a inundação e impedir que a evacuação do avião seja feita a tempo, por isso a importância em se observar o lado de fora antes de abrir a porta.

Já as ligações são proibidas durante o voo todo. Por isso, se precisar falar urgentemente com alguém, realize a chamada antes de embarcar ou depois de desembarcar. Esse é um procedimento adotado em todas as companhias aéreas.

Líquidos com mais de 100 ml
Garrafinhas de água, perfumes importados, cremes e bebidas alcoólicas devem ser guardados na bagagem despachada. Escolha sempre embalagens pequenas caso precise levar água na bagagem de mão.

Basta verificar se há um alerta de wi-fi ao lado do sinal de atar cintos. O acesso à rede só estará disponível quando este alerta estiver ligado. A rede a ser conectada tem o nome “gogoinflight”. Automaticamente, o seu dispositivo deverá abrir o navegador com a página para escolha do pacote desejado.

O sinal de Wi-Fi no avião funciona porque é levado aos milhares de metros de altitude basicamente de duas maneiras: pelas tradicionais torres de transmissão, instaladas por todo o mundo; ou por conexão via satélite. Ou seja: o sinal Wi-Fi funciona no avião vindo ora de cima, ora de baixo.

A Azul foi a última das quatro grandes companhias nacionais a liberar seus passageiros a usar dispositivos eletrônicos em modo avião durante todas as etapas do voo.

As fabricantes de smartphones criaram o modo avião por questões de segurança. Essa função vai muito além de deixar você utilizar seu celular (sem internet ou rede) ao voar em aeronaves. Há outras vantagens em deixar o celular no modo avião, como economia da bateria.

O modo avião é um recurso do WhatsApp que é usado para desativar todas as conexões sem fio. Esse recurso também é chamado de modo de voo, modo avião ou simplesmente voo. Ele pode ser ativado pressionando o ícone do avião na parte superior da tela de bate-papo.

O que acontece se você não usar o Modo Avião no voo? Não há nenhuma evidência comprovada de que um celular possa interferir nos sistemas de bordo de um avião. Logo, seu aparelho não irá causar uma catástrofe.

Se você vai pegar um voo comercial pela primeira vez, é importante saber: faz frio dentro do avião. Por esse motivo, é importante sempre levar um casaco, principalmente nos casos de voos mais distantes ou internacionais.

Além de usar roupas adequadas, os pilotos precisam cuidar da aparência física. Algumas companhias aéreas proíbem que eles usem barbas. O motivo? Isso ocorre porque a máscara de oxigênio pode não encaixar perfeitamente no rosto se o comandante estiver com barba sem fazer.

Se uma porta de avião se abrisse durante o voo, a cabine ficaria despressurizada e todo o oxigênio seria imediatamente sugado para fora. Além disso, a temperatura cairia instantaneamente a níveis insuportáveis.

Enquanto um avião hoje em dia tem uma velocidade de cruzeiro em torno de 850 km/h, como alguns Boeing 737, o DC-8, por exemplo, que teve sua produção iniciada no fim da década de 1950, chegava a quase 950 km/h.

Power banks: O carregador portátil pode ser levado na cabine, com basicamente as mesmas regras das baterias de lítio metálico, de acordo com a capacidade.

Segundo a ANAC, os líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml. O limite máximo permitido é de 1 L ou 10 frascos de 100 ml. Os produtos devem ser armazenados em uma embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.