Porque não pode usar gasolina aditivada na moto?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 7 de maio de 2023
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A gasolina aditivada é a gasolina comum, de 92 octanas, que recebeu aditivos que ajudam na limpeza do motor. Com o tempo, vapores de lubrificante que normalmente circulam pelo motor depositam-se nas válvulas de admissão, e nos bicos injetores, podendo prejudicar o bom funcionamento da moto.

Gasolina Aditivada
Ela pode abastecer qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica. Diante disso, ao contrário dos mitos, usar gasolina comum ou aditivada não vai afetar o desempenho e nem o consumo da moto.

Portanto, as motos da Honda podem utilizar qualquer tipo de gasolina (comum ou aditivada), desde que não esteja adulterada. “Para os modelos flex, também pode ser utilizado qualquer tipo de etanol, também não adulterado”, afirma Alfredo Guedes Junior, supervisor de Relações Públicas da Honda.

Gasolina com octanagem 90+
Essas motos têm uma taxa de compressão mais alta e, portanto, precisam de uma octanagem com mais de 90 para funcionar bem. De todos os tipos de combustível, aqueles com 90+ octanas são os melhores.

A gasolina com aditivos não prejudica o desempenho do motor do automóvel, pelo contrário, evita que o mesmo perca performance, melhorando o rendimento e evitando problemas a médio e longo prazo. No entanto, a única contraindicação para seu uso se dá quando o veículo está acostumado a utilizar sempre a gasolina comum.

É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.

Qual a diferença entre gasolina comum e aditivada? As duas gasolinas têm o mesmo grau de octanagem, definido pela ANP. A diferença é que a gasolina aditivada conta com detergentes, dispersantes e até mesmo agentes anticorrosivos, dependendo da marca, que limpam o motor.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

4 – Motos carburadas exigem atenção redobrada
O mecânico esclarece que a gasolina pode envelhecer e entupir o sistema de carburação. Para evitar isso, o ideal é fechar a torneira de reserva e deixar o motor funcionando até que o combustível da cuba do carburador acabe.

Se o carro for novo
Por sua vez, o motor de um carro 0 km vem da fábrica sem nenhuma impureza. Para mantê-lo assim, é indicado usar gasolina aditivada desde o início. O mesmo vale para carros com menos de 10 mil km rodados, que provavelmente ainda estarão sem nenhum acúmulo de resíduos no motor.

Ao contrário do que diz o mito popular, qualquer veiculo à gasolina pode usar a gasolina Podium da BR ou a Premium da Shell, sem quaisquer problemas ao carro. Ele não é mais “forte”, portanto não estraga o motor, e também não é “mais puro”, corroendo tubulações.

Basicamente, uma moto flex pode ser abastecida tanto com etanol (álcool) quanto com gasolina, isso graças a seu motor, que conta com um módulo eletrônico específico, o Módulo de Controle do Motor (ECM, ou Engine Control Module).

Durante o processo de desenvolvimento e homologação de todos os motores das motos comercializadas em território nacional, do pequeno 110cc que equipa a Pop ao gigante 1.800cc da Gold Wing, os técnicos da Honda utilizam a gasolina comum.

Gasolina Podium – É a gasolina mais avançada, de maior octanagem comercializada mundialmente (IAD=97*). É menos poluente, apresentando teor de enxofre de 30 ppm. Sua coloração é levemente alaranjada devido ao corante adicionado ao etanol anidro.

Além do bom desempenho, o baixo consumo do motor sempre foi uma marca registrada. Pode-se chegar com facilidade aos 30 km/litro. Como seu tanque tinha capacidade para 19,2 litros, era possível rodar mais de 500 km sem abastecer.

A mistura de óleo 2 tempos com gasolina é essencial para o funcionamento de motores de dois tempos, como os utilizados em motocicletas, motosserras, cortadores de grama, entre outros equipamentos.

Por outro lado, para quem vai utilizar a moto para trajetos de média ou longa distância, a recomendação é ter um veículo com mais de 250 cilindradas. Isso porque elas apresentam um melhor desempenho e lidam melhor com a velocidade e as irregularidades nas vias, pois têm rodas e suspensões mais adequadas.

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.