Porque não pode usar acetona em unhas de gel?

Perguntado por: oaguiar5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Quando retirar o esmalte em casa for a única opção, existem alguns cuidados que podem ser tomados para minimizar os danos, e não usar acetona é um deles. Como costuma ressecar a área, esse líquido agride a estrutura e causa enfraquecimento e descamação.

4- Não utilize acetona
Uma dica dos cuidados que não pode ser esquecido ou ignorado, é não fazer o uso de acetona na hora da remoção do esmalte ou do alongamento. Priorize o removedor de esmaltes, ele agride bem menos suas unhas e não danifica o seu alongamento.

“Quem usa unhas de gel deve lixá-las periodicamente, evitando que fiquem muito comprimidas, o que aumenta o trauma sobre a unha natural. Além disso, é importante sempre usar luvas quando for manipular produtos de limpeza e substâncias corrosivas para evitar o desgaste do gel e da própria unha natural.

Você pode usar acetona pura, disponível na maioria das farmácias, mas ela vai deixar sua pele e suas unhas extremamente secas.

Nas unhas de fibra, por exemplo, que são como se fossem de vidro, a acetona não danifica tanto, mas ainda assim, é indicado optar pelo removedor para que elas não fiquem opacas ou que não provoquem alergia.

Nunca arranque o alongamento sozinha, pois isso pode danificar as suas unhas naturais, isso deve ser feito apenas por uma profissional. Além disso, você também não deve lixar as unhas em casa. Ao fazer isso, você corre o risco de deixar o alongamento grosso e mais artificial.

Depois de terminar o primeiro passo e lixar a camada superior do gel, molhe uma bola de algodão em acetona e coloque-a em cima de cada unha; em seguida, enrole cada dedo em papel alumínio para realmente segurar a acetona. Espere pelo menos dez minutos para que o gel comece a levantar.

Unhas de gel que descolam
Esse problema costuma ser frequente se a aplicação for mal feita, a unha de gel não deve descolar das unhas. Antes de aplicar o gel a manicure deve retirar o brilho da unha com lima e certificar de fazer a limpeza corretamente e isso inclui uso de escova e uma solução especial.

Não é recomendável utilizar acetonas e removedores de esmalte para remover a goma, por causa que a acetona ataca as ligações do gel polimerizado e, portanto, deixa-o frágil, com um efeito mais seco ou até mesmo retira um pouco do verniz de gel.

Pegue outro pedaço de algodão e umedeça com acetona; Novamente, embrulhe o dedo com esse algodão e cubra com o papel alumínio; Faça o mesmo com todas as unhas e deixe agir por mais 2 minutos; Desembrulhe as unhas e finalize retirando o excesso de esmalte com a lixa!

Não há qualquer problema em pintar as unhas de gel com esmalte comum. No entanto, ao fazê-lo tem sempre o cuidado de preparar a unha adequadamente e aplicar sempre camadas finas. Tem em conta que as unhas já tem um gel espesso, pelo que quanto menos esmalte aplicares melhor será o resultado.

O alongamento de unha em gel dura em média 3 meses. Porém, durante esse período é necessário fazer manutenções a cada 20 dias. Isso acontece porque durante esse período a unha cresce, a manutenção serve para aplicar o gel na parte nova da unha.

É importante alertar que o uso excessivo pode ocasionar problemas à saúde e integridade das suas unhas, como infecções por fungos ou bactérias, ou reações alérgicas. Por essa razão, use em períodos específicos, e deixe sua unha "respirar".

Para retirar o esmalte, o indicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é utilizar removedores específicos, e não acetona. Já a remoção da unha de acrigel deve ser feita por profissionais capacitados. Depois disso, evite colocar esmalte.

Qual unha dura mais: gel ou fibra de vidro? Em resumo a unha de fibra tem maior durabilidade, de acordo com muitos relatos de clientes. Porém, tudo vai depender da técnica, habilidade aplicada, manuseio do material, esse é o ponto chave para resistência do seu alongamento.

A unha de fibra de vidro pode durar meses, mas o ideal é fazer a manutenção a cada 20 dias para ter elas lindas sempre! Vale ressaltar que, por ser um processo longo e com uma boa durabilidade, isso pode afetar no valor da aplicação.

"A acetona remove mais facilmente o esmalte, por isso é melhor para as manicures. Mas o removedor é mais indicado para retirar unhas artificais ou para clientes que tenham unhas mais sensíveis ou algum tipo de alergia", explica a manicure Thais Rodrigues.

Para manter o máximo de brilho mesmo depois de alguns dias, é recomendado reaplicar o top coat a cada 3 dias. A dica é lavar as mãos para retirar a sujeira ou óleo das unhas e, depois de secar bem, passar o top coat efeito gel da mesma forma que foi feito na hora da esmaltação.

É possível remover a cutícula, sim, porém sempre após o procedimento de alongamento e nunca antes.”