Porque não pode usar 4x4 no asfalto?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 20 de maio de 2023
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No caso do asfalto — que é um terreno de grande atrito — isso pode provocar danos de uso muito maiores do que o esperado. Isso porque cada roda, naturalmente, faz uma trajetória diferente durante uma condução normal. Lembrando que esses problemas são comuns em veículos sem a tração 4×4 permanente.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

É importante lembrar que não é indicado o uso da tração 4x4 no asfalto.

Das trações, ela é uma das mais utilizadas, pois há pessoas que possuem carros 4x4, e não se arriscam em pô-los na lama", pondera. Arlen explica que veículos no 4 x 4 (normal), são adaptados para andar em terrenos arenosos, de piçarras e lama. "A velocidade aí pode chegar até os 90 km/h", lembra.

De 0 à 100 km/h, são necessários apenas 9 segundos. E a velocidade máxima é de 163 km/h. A capacidade de carga é de 770 quilos. Que a S10 4x4 Flex está pronta para os grandes desafios, ninguém dúvida.

Devem-se evitar manobras em piso asfáltico com o 4×4 engatado, com ou sem a reduzida acionada, mas só em veículos que não têm o sistema de 4×4 permanente. Ao fazer uma curva, cada uma das quatro rodas percorre uma trajetória diferente e, portanto, tem rotação própria, permitida pelos diferenciais.

Neste caso, é comum a presença de um dispositivo de "roda livre" (acionamento automático ou manual), que poupa os componentes da tração adicional quando a mesma não está sendo utilizada.

A reduzida normalmente tem seu uso restrito a situações mais extremas, onde é preciso muita força e baixa velocidade. Por exemplo, como em uma subida íngreme, para rebocar outro veículo, um atoleiro, ou lugares alagados.

Qual a diferença entre tração AWD e 4WD? A principal diferença entre tração AWD e 4WD, é que a primeira (AWD) funciona de modo integral em todas as rodas sempre. Enquanto a 4WD, pode ser acionada pelo condutor, em que consegue optar por colocar a força motriz nas duas rodas traseiras ou nas duas dianteiras.

TRAÇÃO INTEGRAL (AWD)
Em veículos com tração integral, também chamada AWD (all wheel drive), a tração é distribuída igualmente nas quatro rodas e controlada eletronicamente conforme a demanda do veículo. Ao contrário da tração 4x4, a tração integral não possui a opção de ativação/desativação.

A grande maioria dos jipes possui tração nas quatro rodas desengatável, ou seja, ela pode ser desconectada quando seu uso não for necessário. No início mesmo com o desengate, alguns componentes da transmissão dianteira continuavam em movimento, gerando desgaste de material e consumo excessivo de combustível.

O modo «4WD Lock» distribui o binário do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, de forma a optimizar as capacidades do veículo para ultrapassar as situações de circulação todo-o-terreno. Este modo só deve ser utilizado em estradas não-alcatroadas (por exemplo, com lama, forte inclinação, areia).

Tração 4×4 Part-Time ou Optativa
Como o nome diz, é um sistema de tração 4×4 que só pode ser usado “parcialmente”, ou seja, não pode ser usado sempre.

Algumas montadoras estão lançando modelos 4x4 em versão a gasolina, terreno antes dominado na configuração só a diesel.

Tração 4x4. Consumo na estrada: 10,8 km/l com diesel. Consumo na cidade: 9,4 km/l com diesel. Motorização: motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm.

4H: 4X4 High, tração em quatro rodas de velocidade alta. 4L: 4X4 Low, tração em quatro rodas de velocidade baixa. 4MOTION: Tração nas quatro rodas.