Porque não pode tomar nimesulida?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Estudos revelam que o medicamento pode causar insuficiência hepática e, em alguns casos, levar à morte. A nimesulida, um dos anti-inflamatórios mais consumidos no Brasil, é tóxica para o fígado e já teve sua venda proibida em vários países.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Entre os anti-inflamatórios não-esteroides, o naproxeno se mostrou o menos prejudicial.

Muito usada para tratar dores de garganta, a Nimesulida é tóxica para o fígado e sua venda está proibida em diversos países. O medicamento nimesulida é um anti-inflamatório amplamente vendido no Brasil e conhecido por sua eficácia em casos febre e dores intensas (como de amidalite).

Como o medicamento é eliminado principalmente pelos rins, este deve ser administrado com cuidado caso você tenha prejuízo da função hepática ou renal (do fígado ou rins).

Cúrcuma e gengibre
Os dois são aliados no processo anti-inflamatório do corpo. A dica é comprá-los em pó. A cúrcuma, por exemplo, é útil para acrescentar no arroz, frango e peixe. Já o gengibre, é um complemento para misturar em sucos e chás.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno.

O VIOXX é o novo medicamento para tratar a dor e a inflamação, foi lançado no Brasil pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, no Brasil, sendo atualmente o terceiro mais vendido na classe dos antiinflamatórios.

Ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades anti-inflamatória, analgésica e antitérmica. Causa menos efeitos adversos que outros anti-inflamatórios não-esteroides, mas sua atividade anti-inflamatória é mais fraca1, 7.

O toxicologista Anthony Wong, do Hospital das Clínicas, explicou que todos os antiinflamatórios do mesmo tipo do nimesulida, como diclofenaco, ibuprofeno ou naproxeno, apresentam algum risco para o fígado.

Quando tomados em grandes doses, diclofenaco e ibuprofeno podem aumentar chances de ataques do coração e falência cardíaca.

Paracetamol. O paracetamol é um exemplo clássico de um remédio que gera hepatotoxicidade em todos aqueles que o tomam em grandes quantidades.

Outros efeitos colaterais que podem ocorrer tomando a Nimesulida. Podem aparecer reações alérgicas. Foram relatados casos isolados de Síndrome de Stevens-Johnson e de hepatite aguda fulminante.

Você pode tomar nimesulida após as refeições, pois o efeito dos alimentos na absorção da nime- sulida é mínimo. Durante o tratamento com nime- sulida, não se aconselha a ingestão de alimentos que provoquem irritação no estômago (tais como abacaxi, laranja, limão, café e etc.).

Em casos de insuficiência renal grave (mau funcionamento grave dos rins) o medicamento é contraindicado. Uso em pacientes com insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado): O uso de nimesulida é contraindicado em pacientes com insuficiência hepática.