Porque não pode tomar chá menstruada?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

A cafeína tende a deixar a mulher menstruada mais agitada, aumenta as probabilidades de cólicas, ansiedade, stress, dores de cabeça e nervosismo. Além disso, pode contribuir para que o ciclo menstrual se torne irregular. Isto porque a cafeína estreita os vasos sanguíneos e desidrata o corpo.

O único ponto de atenção é o risco aumentado de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), facilitado pela presença do sangue e a troca de fluídos, mas é possível contorná-lo com o uso da camisinha ou do disco menstrual, tipo de coletor desenvolvido justamente para a prática sexual.

Mas as mulheres devem evitar os chás que contêm cafeína. Por isso o chá de gengibre pode ser útil para aliviar as náuseas e a tensão abdominal. Por sua vez, o chá de camomila contém propriedades que aliviam os espasmos musculares e reduzem a tensão que pode conduzir à ansiedade e à irritabilidade.

Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual.

De acordo com a pesquisa, se a pessoa sofre com cólicas severas, é importante evitar alimentos e bebidas altamente inflamatórios. São eles: Açúcar refinado. Óleo de cozinha.

Existem duas maneiras de diminuir o fluxo menstrual: por meio de medicamentos, ou pelo uso de contraceptivos hormonais. Segundo a dra. Rebeca, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a controlar o fluxo. Eles são vendidos em qualquer farmácia, mas você nunca deve utilizá-los sem recomendação médica.

Chás. Alguns chás, como camomila, erva-doce, hortelã e erva cidreira, podem ajudar a aliviar o desconforto da cólica menstrual porque têm efeito calmante.

Pode comer ovo menstruada? Sim, pode comer ovo menstruada! Ao longo do tempo, instaurou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro. Essa ideia não tem nada a ver, afinal, o sangue menstrual não possui cheiro fétido, apenas um odor natural de ferro.

Causas do fluxo menstrual aumentado
Essa condição pode aparecer por conta de histórico familiar e aumento do estrogênio, o hormônio que regula a ovulação, por exemplo.

O principal remédio para ajudar a menstruação a descer é à base de progesterona3. A elevação proposital dos níveis de progesterona no organismo funciona como uma máscara, fazendo o organismo pensar que ovulou e estimulando a atividade do corpo lúteo.

Um desses estudos constatou um efeito significativo da canela na redução dos incômodos causados pelas cólicas menstruais como dor, sangramento menstrual, náuseas e vômitos. Diante disso, a canela pode sim ser considerada uma alternativa segura e eficaz para as cólicas menstruais.

Entretanto, o limão é outra fruta bastante ácida que, se consumida em excesso, pode irritar o estômago e o esôfago. Deve ser consumido de maneira controlada e aliado a uma dieta saudável, por isso nada de beber suco de limão, principalmente em jejum, enquanto estiver menstruada.

1-Compressa de gelo para parar menstruação
Assim como bolsas de calor dilatam os vasos sanguíneos e aliviam inchaços e dores, as compressas frias contraem os vasos, travando a menstruação. Para aplicar o método basta colocar compressas de gelos na região do ventre de 15 em 15 minutos a cada 4 horas.

Como dito acima, o chá de canela estimula a contração uterina, sendo assim, é uma opção bem conhecida para induzir a menstruação que está atrasada. Ele também aumenta o fluxo menstrual fazendo com que o sangramento venha de forma mais intensa e, consequentemente, dure menos dias.

O que não pode comer menstruada?

  1. Sal em excesso. Muito presente em ultra processados e fast food em geral. ...
  2. Álcool. Beber álcool pode levar a flutuações hormonais, desregulando o ciclo. ...
  3. Açúcar refinado. Quem nunca quis um docinho na hora que bate aquele mau-humor? ...
  4. Café ...
  5. Comidas picantes. ...
  6. Carboidratos. ...
  7. Carne vermelha.

A contração da musculatura do útero é provocada pelo excesso da produção de prostaglandinas. Quanto maior essa produção, mais intensas são as contrações, que levam à dor³. Ou seja, a limpeza do endométrio gera a menstruação e a contração uterina é a responsável pela cólica².