Porque não pode tomar café em copo de plástico?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

Os tradicionais copos de plástico usados no Brasil para servir aquele gostoso cafezinho são fabricados com poli- estireno. Esse material, por sua vez, é feito a partir do estireno, que é um composto tóxico. Vários estudos indicam que o estireno pode até causar câncer, quando presente em alta concentração.

A caneca de alumínio é ideal para o consumo de cervejas, chás, café, chocolate e sucos, entre diversas outras bebidas.

Copos de polipropileno (PP):

Copos de polipropileno (PP):
São frequentemente usados em ambientes de alta temperatura, como em máquinas de café, pois podem suportar altas temperaturas sem derreter ou deformar.

Alguns recomendam a utilização de copos descartáveis plásticos em PP, por apresentarem mais segurança quando fabricados em níveis de composição permitidos (que é o teor máximo de substância que pode estar presente na própria embalagem) pois se trata de um termoplástico.

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

O Bisfenol-A (BPA) é um monômero de plástico policarbonato, composto químico que serve para fabricação de plásticos rígidos e transparentes. Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis.

Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.

1 - Não é Biodegradável.
Para se ter uma ideia, o material do copo plástico demora entre 250 a 400 anos para se decompor na natureza e por ser um material de baixo custo torna-se um material de uso inconsequênte, ou seja, se é barato usa-se mais depositando cada vez mais dejetos na natureza.

Os reutilizáveis são a solução para o problema
Ótimo jeito de substituir os descartáveis. Os copos personalizados são bem resistentes, fáceis de transportar e feitos de material reciclável, garantindo que não haja grande impacto para a natureza.

Uma das opções é o copo de papel biodegradável. Trata-se de uma alternativa produzida com materiais renováveis e com um processo de descartabilidade mais rápido.

Vale ressaltar que muitos cafés ou blends (mistura de grãos) já são adoçados naturalmente. Além disso, o açúcar anula o verdadeiro sabor da bebida devendo, por isso, ser evitado.

Com o seu corpo feito de aço 18/8, o copo térmico Inox da Stanley também sustenta líquidos quentes, como chá e café, preservando todo o sabor por 1,5h. Ele ainda vem com uma tampa de acrílico, evitando que o líquido esparrame pelas bordas e proporcionando o gole perfeito.

Copo de vidro médio – Melhor usar para bebidas frias. Xícara pequena de café expresso – Ajuda a manter a temperatura ideal do café.

Hoje em dia, você pode beber seu café com toda liberdade, numa caneca de acrílico, cerâmica, alumínio entre tantos outros materiais!

A lei municipal nº 17.261, de 13 de janeiro de 2020 proíbe estabelecimentos comerciais da cidade de São Paulo de fornecer aos clientes “copos, pratos, talheres, agitadores para bebidas e varas para balões de plásticos descartáveis”.

Adequado para café, chá, água, refrigerantes, smoothie, café gelado, entre outros.

PP (polipropileno)
Além de ter alto potencial de reciclagem, os copos descartáveis PP são extremamente resistentes a fraturas por flexão, queda ou fadiga e possuem boa resistência térmica e química. Em ocasiões em que os copos precisam ser mais robustos e resistentes, o PP é uma escolha muito melhor em relação ao PS.

5: Polipropileno : PP
Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

BPA-Free é a ausência do composto BPA ou Bisfenol-A, muito utilizado na produção de polímeros plásticos, usado em embalagens de uso pessoal como garrafas, potes e mamadeiras. Seu uso em larga escala pela indústria é devido à sua resistência, durabilidade e versatilidade.