Porque não pode tomar Benzetacil no braço?

Perguntado por: nrezende . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O benzetacil é um antibiótico que deve ser administrado por via intramuscular, devendo ser aplicado, de preferência, em um grande grupamento muscular, como os glúteos ou face lateral da coxa. Nunca se deve administrar o benzetacil por via intravenosa, pois há risco de parada cardíaca.

Detentora oficial da marca, a farmacêutica Eurofarma informou a suspensão temporária da produção do medicamento por conta de “melhorias relacionadas aos testes de validação do produto”.

Pele: erupções cutâneas; vermelhidão na pele, coceira, urticária. Sistema urinário/eletrolítico: inchaço por retenção de líquidos. Reações de hipersensibilidade: reações anafiláticas (alérgicas graves), inchaço da laringe. Sistema cardiovascular: queda da pressão arterial.

O paciente pode apresentar perda de movimento ou alteração de sensibilidade, por exemplo. Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático).

O benzetacil é um antibiótico que deve ser administrado por via intramuscular, devendo ser aplicado, de preferência, em um grande grupamento muscular, como os glúteos ou face lateral da coxa. Nunca se deve administrar o benzetacil por via intravenosa, pois há risco de parada cardíaca.

Para doses repetidas, recomenda-se variar o local da injeção. Deve-se evitar a administração em vasos sanguíneos e nervos, ou próximo a estes, uma vez que tais injeções podem provocar lesões neurovasculares sérias.

Outro fator é a densidade da solução, além do acúmulo de cristais no frasco da injeção. Giovanna alerta que antes de ser aplicada a medicação deve ser bem agitada “para que a solubilização dos cristais seja completa” e não lesione a fibra muscular ou o vaso sanguíneo, causando dor.

Basicamente, existem quatro tipos de injeção: intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular. A diferença está no ponto do corpo que elas atingem. A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos.

O motivo era a escassez de matéria-prima do antibiótico.

Doxiciclina 100 mg, via oral, de 12 em 12 horas, por 30 dias.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Não há relatos de superdosagem com Benzetacil® (benzilpenicilina benzatina).

Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis , bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível).

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.