Porque não pode tomar banho escutando música?

Perguntado por: igomes4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Há algum risco em tomar banho escutando música? O problema é que muitas pessoas usam celulares comuns nesse momento e acabam correndo certos riscos. O aparelho pode ser danificado aos poucos quando em contato com o vapor da água no banheiro.

O hábito de usar celular no banheiro
Uma das mais comuns é a E. coli, que pode causar diarreia, e por actinobacteria, que pode causar problemas como difteria e tuberculose. Apesar de ser menos comum, o aparelho também pode acumular bactérias que causam meningite e infecções no trato urinário.

Shower Power é uma caixa de som Bluetooth voltada para quem gosta de ouvir músicas ou podcasts durante o banho. Com corpo à prova d'água, o aparelho é projetado para se conectar ao encanamento do chuveiro e usar o fluxo de água como gerador, funcionando a partir do movimento água em seu motor interno.

Para ter uma boa noite de sono os pesquisadores indicam que não sejam feitas atividades que estimulem o cérebro, como ouvir música, mexer no celular, jogar videogame ou ver televisão.

CUIDADOS AO USAR CELULAR NO BANHEIRO
A médica explica que o uso rotineiro e crônico do aparelho eletrônico no banheiro também pode causar incontinência urinária e fecal, por causa do enfraquecimento da musculatura pélvica.

A exposição em excesso a luz azul emitida pelos smartphones pode ser prejudicial até mesmo para o sono no fim do dia, é por esse motivo que mexer no celular antes de dormir ou durante a madrugada pode ser dificultar uma boa noite de sono. Verificar mensagens corporativas pode afetar negativamente a saúde mental.

Estamos cada vez mais dependentes dos nossos celulares. Tanto que pode se tornar uma fonte de distração e estresse, devido à dependência. Navegar pelas redes sociais, verificar e-mails ou mandar mensagens logo ao acordar também pode causar alterações cerebrais.

Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir. E com certeza os smartphones são normalmente os principais culpados, mas mesmo os tablets e TVs podem emitir luz azul que pode contribuir para o sono insatisfatório.

Para reduzir esse problema, evite o uso de celulares e tablets uma hora antes de dormir. Além disso, habilitar o filtro de luz azul, disponível em alguns aparelhos, pode ajudar a proteger seus olhos e sua mente dos efeitos nocivos da luz artificial desses aparelhos no relógio biológico humano.

Fique longe dos aparelhos eletrônicos: como já explicamos, o uso de eletrônicos faz com que a mente trabalhe, ao invés de se preparar para descansar. Evite o uso pelo menos 30 minutos antes de deitar-se.

Pode usar caixas de som no banho ou piscina? Pode! Você precisa apenas verificar se a caixa de som bluetooh é à prova d 'água. Na JBL você encontra modelos que podem até mergulhar na água por alguns minutos, como a JBL Boombox 2.

Para evitar dano por líquido, evite: Nadar ou tomar banho com o iPhone. Expor o iPhone a água pressurizada ou em alta velocidade, como no chuveiro ou ao praticar esportes aquáticos. Usar o iPhone em sauna, seca ou a vapor.

Risco dos carregadores
Muitas pessoas costumam usar o tempo que passam no banheiro para carregar seus telefones nas tradicionais tomadas ao lado da pia. Porém, além da umidade prejudicial, carregá-los no banheiro pode levar a sérios riscos.

Porque o barulho de chuva ajuda a dormir? De fato, a chuva caindo ajuda a relaxar e diversos estudos mostraram que o som da chuva diminui o ritmo cardíaco e a respiração, o que leva a uma melhora da qualidade do sono.

Não. Se você optar por dormir usando fones de ouvidos e considerando que o volume esteja baixo, não há indícios que isso possa prejudicar sua audição, porém isso pode deixá-lo mais vulnerável para pegar uma infecção no ouvido.

Dormir com fones de ouvido não faz mal à saúde desde que o volume da música não esteja tão alto, de maneira que prejudique sua audição e que afaste o seu sono. Aqueles fones grandões não são os mais indicados, visto que podem causar desconfortos, como dores de cabeça, fazer algum machucado, entre outras coisas.