Porque não pode tocar na lâmpada halógena?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

É recomendado não tocar o bulbo com as mãos para evitar engordurá-lo, pois isso fará com que este local tenha um maior aquecimento que as outras áreas, levando a diminuição da vida útil da lâmpada. Caso isso ocorra o bulbo deve ser limpo com álcool.

Graças ao formato compacto e elevado fluxo luminoso, as lâmpadas halógenas são utilizadas em variadas aplicações, como refletores, iluminação comercial e residencial (em especial, na iluminação de destaque), e faróis automotivos.

Um halógeno é um elemento monovalente que forma íons negativos de imediato. Existem cinco halógenos: flúor, cloro, bromo, iodo e astatínio. A lâmpada halógena tem um tamanho compacto e saída elevada de lúmen.

Há muitas razões possíveis pelas quais uma lâmpada queima rapidamente: A tensão da fonte de alimentação pode estar muito alta. As lâmpadas podem estar soltas ou conectadas incorretamente. Vibrações excessivas podem causar a ruptura do filamento.

Segundo a Resolução 383, de junho de 2011, do CONTRAN, em seu artigo 6º, as cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação dos veículos e que são permitidas são as seguintes: – Farol de luz alta: branca. – Farol de longo alcance branca. – Farol de luz baixa: branca.

A eficiência luminosa das lâmpadas halógenas é de apenas 2% a 4%. Se a eficiência luminosa for melhorada, então uma luz mais brilhante é alcançada pelas lâmpadas LED, por outro lado, elas são 10 vezes mais eficientes que os halógenos e por isso são muito mais brilhantes que os halogênios.

3200 Kelvin

As lâmpadas convencionais/halógenas, equipam a maior parte dos veículos que circulam pelo País. A temperatura de cor fica entre 2800 e 3200 Kelvin, o que se traduz em uma luz branca amarelada. Todas as montadoras nacionais utilizam esse tipo de lâmpada.

A lâmpada halógena também tem potência alta, luz forte e grande resistência ao calor, por isso é um modelo indicado para iluminar a churrasqueira. A grande vantagem é que ela é menor e mais eficiente do que as lâmpadas incandescentes comuns.

São especialmente indicadas para iluminação de destaque em vitrines, hotéis, restaurantes, museus, teatros, áreas esportivas e residências. Conheça alguns aspectos técnicos desse tipo de lâmpada, e truques úteis para evitar transtornos na hora da troca.

Lâmpada halogena
As lâmpadas halogenas com espectros maiores, entre 4.000 K e 8.000 K, são chamadas de Super Brancas e possuem alta capacidade de iluminação, como as lâmpadas domésticas fluorescentes, sendo comparadas e confundidas com as lâmpadas de xênon (conheça abaixo).

A lâmpada halógena
Isso significa que o seu processo de iluminação é diferenciado e mais eficiente em comparação a esse tipo de lâmpada. Quanto às lâmpadas de LED, por sua vez, a diferença reside no fato de que a lâmpada halógena possui uma potência superior e, portanto, gera mais calor.

Modelo chamado Night Breaker LED foi aprovado por autoridades alemãs e, segundo a empresa, permite substituir as lâmpadas halógenas H7.

Uma lâmpada halógena dura em média de 2 a 5 anos, conforme o modelo utilizado e dentro de um tempo médio de utilização, enquanto uma incandescente dura um ano apenas. Durabilidade (no caso de aplicações profissionais).

As lâmpadas incandescentes comuns duram em média 1 ano ou 1000 horas, já as halógenas duram 2000 horas e podem chegar a 5000 horas.

Lâmpada de LED piscando desligada
É recomendada a troca do resistor, nesses casos; retorno da luz piloto. Para solucionar, basta realizar a troca do interruptor; instalação incorreta.

Sim, lâmpada super branca é permitida, saiba que as mesmas devem possuir selos do “INMETRO” antes de serem devidamente instaladas no veículo, e elas também devem ser confeccionadas em LED, halogênio/halogênas ou tungstênio.

Sim, é possível instalar os dois de acordo com as regras do Código Brasileiro de Trânsito. O farol de milha e o farol normal funcionam de forma complementar, iluminando a via para dar mais segurança ao motorista na hora de encarar uma pista escura, por exemplo.