Porque não pode se Vender sal à noite?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Para aumentar o cuidado das pessoas, passou-se a dizer que derrubar sal dava azar. O mito se reforçou graças ao pintor Leonardo da Vinci, que retratou um saleiro caído em frente a Judas no quadro A Última Ceia.

Comer uma mulher no sentido sexual, roubar um otário, matar mané. Eu ouvi o papai falar para um amigo que ia passar o sal na empregada.

Sal nunca em mãos – ao passar o sal ou saleiro apoie sobre a mesa – nunca entregue nas mãos da outra pessoa. Há uma superstição (em várias culturas ) que não se passa o sal diretamente… Facas, tesouras e outros cortantes – sempre são passadas com o o cabo voltado para a pessoa que pediu.

Sal e sono
O prato e a companhia podem ser gostosos mas a noite não será. Com muito sal na corrente sanguínea, você pode não dormir bem a noite e se sentir cansada ou grogue no dia seguinte.

O sal é jogado nas ruas e calçadas para derreter o gelo. Esse mesmo efeito pode ser usado para tornar as bebidas mais geladas. A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo. Além disso, o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C.

Todos os presentes conheciam esta tradição. Quebrar copo, derramar açúcar sem querer, entornar vinho, são sinais de boa sorte.

Entre as superstições e crenças universais, me parece que a proibição de passar o saleiro de mão a mão nunca fez parte do quotidiano brasileiro. A explicação histórica poderia ter tido sua origem no custo elevado, na antiguidade, deste precioso produto.

Segundo crenças antigas, soprar canela está ligada às propriedades místicas da iguaria. Para algumas pessoas, a canela atrai a energia da abundância, do dinheiro, do emprego, do sucesso nos negócios e da prosperidade.

E para espantar o “mau olhado” ou evitar visitas indesejáveis, algumas pessoas têm o costume de colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo com água e sal grosso do lado esquerdo da entrada.

Ter sorte nos projetos profissionais
Para obter sucesso em um negócio ou empreendimento, coloque três pedrinhas de sal grosso na sua carteira ou na bolsa, mentalizando o que deseja. Quando estiver no lugar em que o investimento será realizado, pegue o sal e deixe-o, sem que alguém perceba, em um cantinho no local.

Além de ser um grande aliado na cozinha na hora de temperar aos pratos, o sal também possui poderes místicos. Poucos sabem, mas ele é capaz de livrar as pessoas e os ambientes das energias negativas - entende-se por energia negativa toda vibração que prejudica a saúde física, espiritual e emocional dos indivíduos.

Fogo, cruz e sal grosso são símbolos historicamente usados por religiosos para combater o mal ou desfazer magias, segundo o doutor em ciência da religião Paulo Agostinho Nogueira Baptista.

Faça uso do sal grosso para manter afastadas as energias densas, negativas e tensas dos ambientes. Basta colocar uma xícara de chá de sal grosso em um pote de vidro ou outro recipiente, perto da entrada da casa. Se preferir, pode ficar num local mais discreto e escondido.

Em muitos centros de umbanda, o salão precisa ser purificado com sal antes das cerimônias. O copo com água e sal ajuda a equilibrar as energias.