Porque não pode raspar a perna?

Perguntado por: equeiroz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Raspar as pernas com lâmina encrava os pelos e deixa a pele irritada, causando marcas e cicatrizes. Para evitar esse problema, faça uma esfoliação corporal duas vezes por semana para soltar o pelo que está preso na pele. Após o banho, aplique hidratante para acalmar a pele, deixando-a menos propensa a infecções.

Segundo a dermatologista Helena Zantut, a lâmina retira uma camada superficial da pele e pode causar pequenos traumas, como cortes e pelos encravados.

Alguns benefícios sobre esse hábito já são conhecidos, como a facilidade em espalhar protetor solar na pele, facilidade de limpeza em caso de ralados ou machucados mais graves, cicatrização mais eficiente em consequência do item anterior, mas e o ganho de desempenho?

As mulheres não devem cortar cabelos, nem depilar pernas e axilas. Procurando a “salvação”, fiéis passam dias em jejum, privam-se de todos afazeres em busca de louvação a Deus e até enfrentam a Medicina, não permitindo a seus doentes a utilização de métodos modernos por serem considerados “pecaminosos”.

Existe uma idade ideal? Como as meninas, normalmente, entram na puberdade por entre os 10 e 12 anos, essa talvez seria a idade “ideal”, ou, no mínimo, a mais comum para que elas comecem a se depilar.

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

Em esportes que exigem muito esforço físico, elas são essenciais para a saúde e o bem-estar do atleta. Às vezes, também se tornam necessárias para tratar cãibras durante os exercícios. A pele depilada torna a massagem mais fácil para o atleta e para o massagista, evitando o desconforto dos pelos sendo puxados.

Depilar deixa a pele seca e escamosa.
Uma lâmina afiada pode remover células secas e escamosas junto com os pelos do corpo. Por isso, depilar corretamente ajuda a manter sua pele saudável. Certifique-se também de aplicar um hidratante ou óleo depois de depilar para ajudar a manter sua pele hidratada.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Os pelos podem engrossar independentemente do método depilatório utilizado. A única exceção é o laser. No entanto, existe a impressão de que os pelos engrossam com o uso da gilete. Depois de usar a lâmina por muito tempo, tudo bem passar a fazer com cera ou laser?

A decisão de depilar determinada zona do corpo depende sempre da vontade e/ou necessidade de cada pessoa. Assim, depende apenas de si depilar toda a perna até à coxa consoante as suas necessidades e conforto.

Um levantamento feito pela revista norte-americana Men's Health revela que… não. Os homens não devem depilar-se.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

Essa é uma decisão muito pessoal. O que podemos afirmar é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, depilar não é condição necessária para uma boa higiene íntima, que nada tem a ver com a presença ou ausência de pelos.

Devido ao fato de trabalharem com sua imagem, as celebridades estão sempre passando por procedimentos estéticos. A depilação a laser é um deles, por oferecer um resultado mais eficaz e duradouro, o que é perfeito para quem tem a rotina corrida, mas precisa estar com a pele impecável para realizar seus trabalhos.

Normalmente, uma lâmina dura de 5 a 10 raspagens.

Segundo o Guia Prático de Condutas: Higiene Genital Feminina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a depilação é um hábito de higiene, que impede o corpo de acumular fungos e bactérias causadoras de infecções, mau cheiro e irritação.

A depilação definitiva é um método que atua sobre a raiz do pelo, eliminando-a e inibindo o seu crescimento. Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.

A alopecia é a diminuição ou ausência de pelos no couro cabeludo, na face (como sobrancelhas, cílios e barba) ou no corpo, nas regiões das axilas, braços e pernas. Por existirem diversos tipos da doença, as causas da patologia variam de caso a caso.

Existem várias maneiras de minimizar o excesso de pelos:

  1. Perda de peso. Com o emagrecimento, melhora a resistência à insulina no ovário e regulariza a sua produção de hormônios;
  2. Barbear ou uso de pinça. ...
  3. Cera quente. ...
  4. Cremes. ...
  5. Depilação à laser. ...
  6. Anticoncepcionais. ...
  7. Medicamentos.
Continuar lendo É certo raspar a perna?