Porque não pode pintar as unhas para fazer cirurgia?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

O verdadeiro motivo de não utilizar esmalte nas unhas durante uma cirurgia é que para se monitorar a quantidade de oxigênio do nosso organismo, o anestesista utiliza uma espécie de dedal em uma das mãos ou pés.

O paciente não deve ir de cabelo molhado pelo fato de a água pura possuir uma baixa quantidade de íons, ela não apresenta condução de eletricidade, funcionando como um isolante.

Elas são lindas e duráveis, mas você não vai querer estar com elas durante a cirurgia. Justamente por ser um material mais resistente, esse tipo de produto atrapalha a monitoração.

A resposta é sim: pode fazer cirurgia menstruada!

Depilação: no mínimo uma semana antes da cirurgia. Nunca depilar no dia anterior à cirurgia. Leve para o hospital sua escova de cabelo e de dentes, roupas largas e confortáveis, como calça de malha com elástico, blusas com botões na frente e se possível de óculos de sol (no caso de cirurgia de pálpebras).

No pré-operatório: o ideal é a paciente não trocar o tipo de depilação que ela está acostumada a fazer, se depilar com cera mantenha a cera, se depilar com gilete mantenha o uso dela. Geralmente a depilação com cera dura mais tempo então a paciente pode fazer uma semana antes da cirurgia sem nenhum problema.

Evitem utilizar cremes e perfume no dia internação. Desodorantes neutros podem ser utilizados. Mantenha unhas aparadas e limpas.

Evite bebidas alcoólicas e cigarro
Isso pode prejudicar a cicatrização e causar problemas para o seu pós-operatório. Por isso, o ideal é não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas cerca de duas semanas antes da cirurgia. Quem é fumante deve conversar com o médico e buscar as indicações adequadas.

Quais remédios que não podem ser tomados antes da cirurgia

  • Realizar todos os exames laboratoriais e complementares, de acordo com o caso do paciente;
  • Parar de fumar pelo menos 20 dias antes do procedimento;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Manter uma alimentação equilibrada na fase do pré e pós-operatório.

Não se esqueça de levar:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional do SUS (CNS)
  • Risco cirúrgico (e outros exames solicitados pelo médico)
  • Objetos de uso pessoal (escova de dente e de cabelos, roupas íntimas, chinelo)

– É permitido lavar os cabelos 3 dias após a cirurgia, preferencialmente em salão de beleza. Não lave os cabelos debruçando-se para a frente, pois isto pode propiciar sangramento.

Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto. A quantidade de oxigênio no corpo materno é geralmente monitorizado através de uma luz que atravessa o dedo indicador e esmaltes escuros atrapalham esta leitura.

Além disso, na maioria das cirurgias com anestesia geral é importante haver relaxamento dos músculos, fazendo com que a musculatura respiratória fique inibida. O paciente, então, precisa ser intubado e acoplado a ventilação mecânica para poder receber uma oxigenação adequada e não aspirar suas secreções.

Já que você quer se sentir confortável, escolha roupas práticas com um caimento largo. Moletom ou calças de treino largas geralmente são uma boa escolha. Talvez, seja interessante o uso de shorts se for realizar uma cirurgia no joelho. Camisetas ou blusas com botões na frente são mais fáceis de vestir e tirar.

Não contraindica cirurgias o fato de estar no período menstrual. Pelo fato de ser orientada a suspensão das medicações anticoncepcionais e a ansiedade crescer nos últimos dias antes da cirurgia, é muito comum que o fluxo se inicie próximo desse momento. Porém, na imensa maioria dos casos, não contraindica a cirurgia!

5 – Após a lavagem da ferida com pontos, é imprescindível secar bem toda a zona porque a umidade dificulta a cicatrização da ferida. Use uma toalha limpa exclusiva para secar a ferida com pontos ou uma gaze estéril.

Criou-se o mito que a menstruação favorece o aparecimento de infecções, anemias e outras complicações cirúrgicas. Contudo, desde que o fluxo esteja normal e os exames necessários tenham sido feitos e estejam dentro da normalidade, não há problema algum em ir para o centro cirúrgico menstruada.