Porque não pode pegar filhote de gato no colo?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

A gente sabe que é quase irresistível não pegar um gatinho no colo e acariciá-lo enquanto dorme. Porém, não é recomendado tocar no pet caso não seja necessário. Isso porque o odor humano pode fazer com que a mãe felina desconheça os seus próprios filhotes.

De acordo com especialistas, há mais de uma razão para um gato comer um ou mais filhotes após o nascimento. Em comum, todos eles têm o fato de contribuírem para aumentar a chance de sobrevivência, seja da própria mãe, seja dos outros filhotes.

Por isso, pode pegar filhote de gato no colo, sim, mas o ideal é que tudo seja feito com muita cautela para evitar qualquer acidente ou trauma - ainda mais porque os bichanos são mais frágeis nos primeiros meses de vida, todo cuidado é pouco.

A principal causa de morte súbita foi devido a síndrome de dilatação-torção de estômago, seguida por intoxicações por pesticidas, tromboembolismo pulmonar, estenose sub-áortica, cardiomiopatia dilatada, parvovirose, edema agudo do pulmão e lipomatose cardíaca.

Veterinários comportamentalistas de todo mundo NÃO RECOMENDAM separar os filhotes de cães e gatos das suas respectivas mães antes de 60 DIAS DE VIDA.

O desmame. Depois de cerca de 2 meses, o gato irá desmamar naturalmente e passar a comer alimentos sólidos. Os primeiros dentes começam a nascer com cerca de um mês de vida, preparando o animal para a mastigação. Neste momento, você já pode dar ração para gato filhote.

Por quê? É simples: alguns gatos não gostam de dividir suas caixas e ficam realmente incomodados quando outro pet utiliza seu “banheiro”. Acima de dois gatos, tenha sempre mais de duas caixas de areia.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Por ter que deixar a ninhada sozinha para ir caçar, elas irão mover os filhotes constantemente para enganar os predadores e não se afastar muito deles. As gatas carregam seus filhotes de um lugar para outro por simples proteção. É um ato embutido em seu código genético.

Afinal, quantos gatos nascem na primeira gestação das gatas? Não há uma quantidade exata, variando de quatro a seis filhotes. Em alguns casos, pode chegar até dez ou gerar somente um. No geral, a gata passa pelo processo sozinha, sem enfrentar problemas durante a gestação.

Assim, quando o gato dorme com o tutor ele está demonstrando que confia plenamente que nada de ruim vai acontecer, Calor: por fim, os gatos adoram dormir no conforto. Por isso, preferem dormir próximo ao seu tutor, pois é quase como uma almofada quentinha.

Como as noites costumam ser mais frescas que os dias, um dos motivos pelos quais os gatos gostam de dormir em cima das roupas, almofadas ou bem próximo dos seus tutores é para se proteger do frio e obter calor.

Seu gato te ama? Veja os 10 sinais de que ele é apaixonado por você

  1. Ele esfrega a bochecha em você ...
  2. Ele treme a pontinha do rabo. ...
  3. Ele faz contato visual. ...
  4. Ele liga o “motorzinho” ...
  5. Ele senta em você ou ao seu lado. ...
  6. Ele amassa você ...
  7. Ele lambe seu cabelo e suas orelhas. ...
  8. Ele traz um rato morto para dentro de casa.

O medo costuma ser um forte motivo para que ocorra a mordida de gato. Quando os felinos se sentem em perigo, morder se torna uma defesa contra a ameaça. Situações estressantes, como tomar banho ou vacina, por exemplo, também podem ser um gatilho.