O que acontece se eu passar meu próprio cartão na minha máquina?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Ela é considerada ilegal por constituir fraude contra o sistema financeiro, já que simula uma venda com o objetivo de conseguir recursos do credor (banco ou instituição financeira que emitiu o cartão) para pagar a própria dívida.

Passar o cartão da empresa, de representantes legais e pessoas relacionadas na máquina de cartão pode ser caracterizado como autofinanciamento ou autoempréstimo e essas práticas não são permitidas.

Essa ação é crime e por se tratar de fraude, você será responsabilizado na esfera criminal e também financeiramente.

Pela legislação brasileira, qualquer tipo de empréstimo feito nestas condições é considerado irregular. O advogado ressalta que, independente se for realizado por pessoa física ou jurídica, a ação configura crime de contravenção penal, usura e agiotagem.

Insira os dados do cartão de crédito nas opções de pagamento. Selecione a opção enviar Pix. Escolha a chave Pix. Coloque o valor que deseja transferir.

Consumidor deve entrar em contato com o banco e registrar boletim de ocorrência.

Não há como descobrir quem usou seu cartão de crédito na internet. Porém, no caso de uma compra indevida, você pode entrar em contato com a administradora do cartão e saberá de onde foi realizada a compra e o valor. Essas informações também podem constar na fatura.

Como descobrir se tive meu cartão clonado
O primeiro modo de descobrir se foi vítima desse golpe é analisando a fatura de seu cartão de crédito e verificando se há alguma compra não reconhecida, esse é um sinal de que seu cartão pode ter sido clonado e há outra pessoa utilizando-o sem o seu consentimento.

Muito mais que uma maquininha! O dinheiro das vendas vai para o PagBank, o banco completo!

Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas. Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.

Diferentemente dos chips, o cartão com tarja magnética não pede senha para concluir a transação. Para finalizar a compra, basta passar a tarja na maquininha e assinar o recibo – o que pode facilitar a ação de criminosos que falsificam assinaturas.

A solicitação do empréstimo no cartão de crédito é semelhante à solicitação do empréstimo pessoal convencional. Algumas operadoras disponibilizam a simulação e contratação de forma totalmente online. Nesse caso, basta consultar a disponibilidade do serviço com a sua operadora de cartão de crédito.

Essas máquinas são utilizadas principalmente por comerciantes e empreendedores que desejam oferecer aos clientes mais opções de pagamento e aumentar as vendas. Mas também podem ser utilizadas por pessoas físicas, como profissionais autônomos, para facilitar o recebimento de pagamentos por seus serviços.

Caso o pagamento seja com cartão com chip, basta inseri-lo na maquininha. Se ele for de tarja, você pode passar o cartão na área dedicada a isso no aparelho. Agora, se o pagamento for por aproximação, basta aproximar o cartão da tela da máquina.

Estelionato — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Protesto em cartório
Após o cartão ser bloqueado, o emissor irá fazer um protesto em seu nome, ou seja, registrar uma dívida em aberto, fazendo com que você fique negativado. É importante lembrarmos que mesmo após o bloqueio e protesto, as taxas de juros continuarão sendo cobradas.