Porque não pode olhar para a solda?

Perguntado por: esales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A exposição à solda elétrica sem o uso de proteção adequada pode ocasionar diferentes tipos de lesão ocular como corpo estranho ou queimaduras na córnea e conjuntiva (fotoceratoconjuntivite). O manejo consiste em medidas sintomáticas e orientação do uso de equipamentos de proteção individual adequados.

b) Queimadura por solda elétrica:
Sensibilidade à luz, dor intensa, vermelhidão e lacrimejamento são sintomas que podem ser sentidos em até 12 horas após a exposição a este tipo de radiação. Como socorrer: consulte um oftalmologista para a prescrição do tratamento adequado.

Doenças sérias relacionadas com a exposição a vários tipos de fumos de solda incluem as seguintes: Câncer dos pulmões, intestinos, fígado. Danos no cérebro. Doenças neurológicas.

A fotoceratite – também conhecida como cegueira da neve – é uma condição ocular causada pela exposição excessiva dos olhos aos raios ultravioleta. Para prevenir o problema em destinos nevados, é importante fazer o uso correto dos óculos para neve, que são tão indispensáveis quanto os óculos de sol para a praia.

A recomendação é entrar em contato com um oftalmologista, que, na maioria dos casos, vai indicar colírios específicos e pomadas. No entanto, para aliviar a ardência, o portador pode lavar a região dos olhos com soro fisiológico ou shampoo infantil e aplicar compressas de água fria ou morna sobre os olhos fechados.

O remédio recomendado para queimaduras na visão é o colírio da Still. É um analgésico para os olhos que reduz o desconforto de forma eficaz e aparentemente é o mais usado pelos soldadores aqui no Brasil.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Como identificar quando ocorrem lesões na córnea?

  1. Intensa dor no olho afetado;
  2. Lacrimejamento constante e excessivo;
  3. Dificuldade em permanecer com o olho ferido aberto;
  4. Visão embaçada;
  5. Maior sensibilidade à luz;
  6. Sensação de areia nos olhos.

Água e açúcar: É comum que um copo de água com açúcar seja oferecido a uma pessoa nervosa, não é verdade? Há controvérsias sobre sua eficácia como calmante, mas, para aliviar a vermelhidão dos olhos, essa combinação é eficiente, desde que preparada corretamente.

As queimaduras químicas graves da cúpula transparente na superfície frontal do olho (córnea), especialmente lesões causadas por álcalis, podem levar a cicatrização, perfuração do olho, infecção e cegueira.

O fumo de soldagem é nada mais do que um pó, este é formado pela vaporização do metal de adição na hora do processo de soldagem. Quando esse vapor é resfriado, ele se condensa reagindo com o oxigênio do ambiente. A partir desse processo, partículas muito finas são formadas, sendo conhecidas como os fumos de soldagem.

Para se proteger é necessário estar usando: aventais raspa, máscaras de solda, blusão de soldador, mangote de raspa, botas de proteção com solado isolante, luvas de vaqueta ou de raspa, perneiras, touca de soldador, óculos de proteção, protetores auriculares.

Diversos processos de soldagem dão origem a fumos compostos por flúor, isso porque, na composição dos eletrodos há uma porcentagem de fluoreto de cálcio que pode chegar em 70%. A intoxicação por fluoretos é conhecida como fluorose. Esta é uma doença crônica caracterizada principalmente por osteoclerose generalizada.

Os óculos de neve protegem seus olhos dos raios UV
Usar óculos escuros para neve, os famosos goggles (óculos de esqui), é necessário porque, ao contrário do que muita gente pensa, o efeito dos raios solares é potencializado em locais com uma grande quantidade de neve.

O principal sintoma da neve visual são as minúsculas manchas contínuas na visão do paciente, que diferem de cor e severidade de uma pessoa para outra. "É como uma grande camada de estática da TV que cobre toda a minha visão, 24 horas por dia, sete dias por semana", segundo Haigh.

Alergias
Esses sinais são uma resposta do sistema imune à presença de algum corpo estranho nos olhos. Logo, quando a pessoa se expõe a ambientes com muita incidência de fumaça, poluição ou poeira, o olho reage a esses corpos estranhos, provocando ardor.

Geralmente é sinal de que a camada mais superficial do olho, a conjuntiva e córnea estão irritadas ou ressecadas. Outras causas como alergia e claro a presença de um cisco, sujeira ou corpo estranho da superfície dos olhos também causam esta sensação.

No caso de operações de soldagem, o risco de aquecimento da lente de contato é controlado, se o soldador estiver usando o EPI filtrante adequado para a atividade.