Porque não pode mais de 100ml no avião?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

Não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume. Além disso, todos os líquidos e cremes abaixo desse volume devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado de até 1 litro (20 cm x 20 cm), a ser apresentado na inspeção de embarque.

O limite máximo permitido é de um litro, ou 10 frascos de 100 ml, que devem ser acondicionados em uma outra embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.

Pode levar desodorante de aerossol no avião? Segundo as regras da Anac, é permitido levar desodorante aerossol em voos dentro do País na bagagem de mão. Entretanto, no máximo, 4 frascos do produto em até 300 ml ou 300 gramas.

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg? Bagagem de mão com excesso de peso deve ser despachada. Se a sua bagagem de mão não atender as regras você não poderá levá-la a bordo, sendo obrigatoriamente despachada.

Produtos pessoais, como desodorante, spray para cabelo, esmalte de unha, perfume e alguns medicamentos têm restrições. Para levá-los na bagagem de mão, cada embalagem pode ter no máximo 100 ml (3,4 onças). As embalagens precisam estar em uma bolsa transparente, com tamanho de 1 litro.

Sim, você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante, entre outros. Mas se atente a quantidade permitida. Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2kg ou 1,2litro.

Cosméticos sólidos, como batom, blush cremoso e produtos em stick, por exemplo, são liberados dentro do avião, assim como pós compactos.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

E caso a bagagem exceda o limite de 23 kg ou as dimensões máximas permitidas, as companhias aéreas cobram uma taxa adicional que pode ser de até R$ 250 por peça, ou um adicional por quilo excedido.

Via de regra, a resposta é sim: pode sim levar perfume no avião. Se você estiver pensando na bagagem despachada (aquela que vai na parte de baixo do avião) então você poderá levar os seus perfumes à vontade, pois lá é o local ideal para levar o seu perfume, você sabia?

Cada volume deve conter, no máximo, 1 litro, não excedendo o total de 5 volumes por passageiro. Esse limite aplica-se tanto às bebidas alcoólicas transportadas em bagagem despachada como em bagagem de mão.

Em bagagem de mão - voo doméstico: desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

A Resolução Número 207, de 2011, da ANAC, diz que não há nenhuma restrição quanto ao transporte de frascos vazios. Isso significa que você pode levar, por exemplo, uma garrafa de água vazia e, depois de passar pelo raio-x, enchê-la com água do bebedor da sala de embarque do aeroporto.

Regras sobre itens de bagagem de mão
objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos; líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml; desodorante aerosol; bebidas alcoólicas.

10kg

Por outro lado, as malas devem respeitar as medidas máximas de 35 x25 x e 55cm – levando em conta aspecto de comprimento, altura e largura. Outro aspecto que deve ser respeitado é o peso da mochila, que deve conter, no máximo, 10kg.