Porque não pode levantar o bebê acima da cabeça?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Ao jogar a criança para cima, além do risco de ocorrer uma queda, há outras preocupações: gerar uma hemorragia intracraniana, lesionar o pescoço, que é bastante delicado, causar danos na coluna cervical, que também é muito frágil.

Quais são os principais sintomas da síndrome do bebê sacudido?

  1. Irritabilidade do bebê;
  2. O bebê tem dificuldade em ficar acordado e desperto;
  3. Dificuldade em respirar;
  4. Falta de apetite;
  5. Vômito;
  6. Paralisia.

A síndrome do bebê sacudido se produz por uma sacudida violenta que detona lesões no cérebro. O movimento brusco que o cérebro frágil do bebê sofre pode causar inflamação, hematomas e sangramentos. Isso, por outro lado, deriva em traumatismos que chegam a ser mortais.

O que prejudica a coluna do bebê? Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança.

Considerada a região mais frágil do bebê, a moleira exige cuidados especiais, isso porque a área está em desenvolvimento e, como já deve ter ouvido falar, ela fica aberta. A fontanela anterior não possui ossos e é por esse motivo que a região é mais delicada.

Como estimular o contato com o bebê
Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade. No entanto, isso não significa que todos sejam capazes de fazer isso nesta idade.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

Geralmente, bebês com seis meses de vida começam a permanecer sentados, ainda com apoio. Mas só aos nove meses, em média, é que eles conseguirão se manter sentados sozinhos, sem o apoio. Porém, cada criança tem seu ritmo!

Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.

Refluxo: se o bebê chora muito enquanto mama ou logo após mamar, “briga” com o peito e se joga para trás, a causa pode ser refluxo. Ele acontece quando o ácido do estômago retorna ao esôfago, junto ao alimento (no caso, o leite) provocando ardência e queimação.

Nunca é uma má ideia abraçar o bebê e dar-lhe muito amor e carinho! Afinal, balançar o pequeno pode ser relaxante tanto para ele quanto para os pais. Estudos mostram que, até em adultos, o balanço tem efeitos tranquilizantes, pois este movimento repetitivo ativa regiões do cérebro responsáveis pelo sono.

É importante ressaltar que faz mal balançar bebê e também as crianças mais novas. Até os 3 ou 4 anos de idade elas também podem sofrer as consequências dessa movimentação brusca. Assim, não são aconselhadas brincadeiras de jogar a criança para o alto, chacoalhar ou então sacudir para que ela se acalme.

O bebê nasce com vários reflexos e são eles que causam os sustos durante o sono do Bebê, o mais conhecido e que mais atrapalha é o Reflexo de Moro, por um lado é bom porque mostram que o sistema neurológico do Bebê está em desenvolvimento, por outro esses pequenos sustos acabam atrapalhando o sono do Bebê.

Na posição sentada, o bebê tem que manter seu corpo ereto e lutar contra a gravidade do contrário, ele se desequilibra e cai. Para se manter nessa postura, sua cabeça fica como que enterrada entre seus ombros, seu pescoço desaparece, seu tronco fica arredondado e curvado.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Agora que você viu que não pode colocar o bebê em pé com 2 meses, a menos que seja um marco de desenvolvimento do pequeno, lembre-se de nunca forçar a criança a ficar em nenhuma posição que ela ainda não tenha tentado alcançar, especialmente sem apoio correto e sem a recomendação do pediatra.