Porque não pode levantar a cabeça depois da cesárea?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

Porque na maioria das vezes, após a cirurgia a mamãe não pode levantar a cabeça, pelo risco de cefaleia pós raqui. A enxaqueca além de forte é frequente, por isso é pedido às mamães que não levantem o tronco, de forma a evitar o incômodo. Após a raqui é importante o repouso e o cumprimento do pós operatório.

Boa parte dos médicos recomenda que, depois de uma cirurgia, a pessoa durma de barriga para cima para acelerar a cicatrização e evitar pressões sobre o curativo.

Ele é realizado sob a justificativa de evitar que a mulher contamine o campo cirúrgico, porém tal medida não se justifica, muito menos ao final da cesárea, quando as mulheres poderiam ter os braços desamarrados e o contato facilitado, sem prejuízo para a segurança de ambos.

Quanto tempo a anestesia raqui demora para sair do organismo? Anestesia raqui é indicada para cirurgias que sejam de curta duração, pois existe um limite de quantidade de anestésico local que pode ser usado. O efeito da anestesia costuma durar entre 3 a 4 horas.

Os efeitos colaterais da anestesia raquidiana
Outros efeitos esperados são a pressão baixa, sensação de não conseguir respirar, formigamento no pós-operatório, tremores, coceira ou irritação na pele e até sonolência.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Normalmente o tempo de internação para as mamãe que passou por uma cesariana é de 3 dias, obviamente se for encontrado algum problema que deva ter um cuidado melhor, o medico responsável solicitará mais alguns dias ou o tempo que for necessário para liberação tanto da mamãe quanto do bebê.

A amamentação deitada de lado é uma boa opção se você passou por uma cesárea. Deite-se confortavelmente de lado e coloque o rosto do bebê de frente para seu peito, apoiando o corpo dele com o braço e elevando ligeiramente sua cabecinha. Use a outra mão para levar o mamilo até os lábios do bebê.

O Que Não Pode Comer Depois da Cesárea
São eles: Feijão. Outras sementes oleaginosas. Cebola.

Cesariana. A cesariana é uma cirurgia abdominal, pelo que é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona, devido à incisão e às contrações do útero. A incisão interna uterina cicatriza habitualmente em seis semanas e a sutura da pele numa semana.

No período inicial é aconselhado maior repouso e a dor dos primeiros dias pode ser tratada com anti-inflamatórios e analgésicos. Aproximadamente 20 dias depois, com orientação médica, a mulher pode fazer exercícios, que ajudam a estabilizar o corpo e reduzir a sensibilidade com a cicatrização da cirurgia.

Quais cuidados e recomendações devem ser seguidos após o parto cesáreo? Além dos já citados cuidados com a higienização da cicatriz, a mulher que passou por uma cesárea deve evitar grandes esforços por duas semanas, exercícios físicos por 60 dias e, se possível, não consumir alimentos que causem gases.

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização.

Uma cicatriz de cesárea com aspecto saudável é sequinha, sem vermelhidão e sem coceira.

A raquidiana é administrada por uma injeção que atravessa as camadas que protegem a coluna vertebral, atingindo a última, antes da medula. Sendo assim, o único risco de sequelas vai depender da aplicação. Caso seja mal aplicada entre as vértebras, pode ferir o nervo da coluna, causando dores intensas na cabeça.

Existem diversos outros métodos apli- cados na prevenção da cefaléia pós-raquianes- tesia como: hidratação generosa, repouso no leito, cinta abdominal, uso de solução salina no espaço peridural, tampão sangüíneo profilático, agulhas de fino calibre, ângulos de inserção e menor número de tentativas de punção.

Como a Cefaleia Pós-raqui Desenvolve-se
A hipotensão liquórica, como também é chamada, provoca algumas alterações na estrutura cerebral, incluindo: Dilatação das veias intracranianas. Dilatação das meninges. Flacidez das estruturas intracranianas.

Convulsões, problemas respiratórios e cardíacos: estes são consequência da injeção acidental do anestésico local num vaso sanguíneo. São raros e imediatamente corrigidos por medicamentos e assistência respiratória. Lesão de nervos: esta complicação é rara e na maioria dos casos transitória.

Um dos efeitos indesejados da raqui é a dor de cabeça que muitos pacientes relatam após o procedimento. Isso ocorre devido à perfuração da dura-máter que envolve a medula espinhal, provocando o escape do líquor no espaço subaracnóideo.

A Raqui Dói? Normalmente, a raqui não dói, pois antes da aplicação o médico passa um anestésico tópico, que ameniza ou até mesmo evita a dor. Na sequência, uma canaleta bem fina e longa, mas maleável, é introduzida entre as vértebras da coluna, no liquor.