Porque não pode jogar o bebê para cima?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Ao jogar a criança para cima, além do risco de ocorrer uma queda, há outras preocupações: gerar uma hemorragia intracraniana, lesionar o pescoço, que é bastante delicado, causar danos na coluna cervical, que também é muito frágil.

Quais são os principais sintomas da síndrome do bebê sacudido?

  1. Irritabilidade do bebê;
  2. O bebê tem dificuldade em ficar acordado e desperto;
  3. Dificuldade em respirar;
  4. Falta de apetite;
  5. Vômito;
  6. Paralisia.

Esse chacoalhar muito brusco causa danos nos vasos sanguíneos cerebrais e no próprio cérebro, fazendo com que chegue a ele menos oxigênio do que o necessário. O bebê pode ter hemorragias, hematomas, danos cerebrais irreparáveis e isso pode levar até mesmo à morte.

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

Sendo assim, seguem os três principais motivos para os bebês e crianças terem essa dificuldade em iniciar o sono: Ambiente inadequado para que o sono aconteça; Falta de sono suficiente para adormecer; Passou da hora de dormir e seu filho está extremamente cansado.

É importante ressaltar que faz mal balançar bebê e também as crianças mais novas. Até os 3 ou 4 anos de idade elas também podem sofrer as consequências dessa movimentação brusca. Assim, não são aconselhadas brincadeiras de jogar a criança para o alto, chacoalhar ou então sacudir para que ela se acalme.

Fazer do movimento uma forma diária de colocar o bebê para dormir pode ser bastante prejudicial ao pequeno e a família como um todo. Isso porque a prática faz com que o pequeno condicione seu sono ao ninar, ou seja, ele só vai conseguir dormir sendo carregado, em movimento.

Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Outras estratégias para relaxar o bebê antes de dormir incluem:

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas. ...
  5. Barulho contínuo.

criança negligenciada física e ou emocionalmente – quando os responsáveis por ela não fornecem os cuidados básicos necessários e adequados; – criança que sofreu acidente traumático ou testemunhou violência contra pessoa muito próximae outras situações.

Crise dos 12 meses
Essa é a fase onde a criança começa a dar os primeiros passos e, por isso, tem vontade de descobrir o mundo e ser mais independente. No entanto, ela continua sendo dependente e precisando muito dos pais. A crise acontece justamente por isso.

Nunca balance-a com força. As sequelas podem ser transitórias ou definitivas. Segundo a especialista, muitas crianças podem ter retardo de desenvolvimento neuropsicomotor, surdez e até lesões oftalmológicas sem que o diagnóstico seja relacionado às sacudidas bruscas. Em 30% dos casos, o bebê pode morrer.

As principais recomendações são: evitar que o bebê durma de bruços; garantir que cobertores não cubram nem a boca nem o nariz dele; e optar por roupas quentes para agasalhá-lo. Protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia não devem ficar no berço do recém-nascido.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.