Porque não pode jogar lixo no mar?

Perguntado por: zaragao8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Ao contrário dos materiais orgânicos, os plásticos concentram-se nos oceanos e podem levar 500 anos para se decomporem. Afetam diretamente a fauna marinha, pois são confundidos com alimentos e ingeridos pelos animais, causando sua morte e contaminando cadeias alimentares, com sérios impactos na saúde dos seres humanos.

Todo esse lixo descartado de maneira incorreta promove a emissão de gases poluentes que prejudicam a atmosfera, contaminam e afetam a produtividade do solo, afetam os ecossistemas, contribuem com o assoreamento de mananciais e provocam a poluição de rios, lagos, oceanos, aquíferos e lençóis freáticos.

O lixo que ninguém tira do mar. E há 100 mil animais marinhos que morrem anualmente devido à ingestão de plástico.

Consequências para o meio ambiente
Praias tornam-se impróprias para o banho. Prejuízos para os ecossistemas marinhos, principalmente desequilíbrio ecológico. Contaminação de peixes e outros animais marinhos. Mortes de pássaros que se alimentam de peixes contaminados.

Cerca de 80% do lixo despejado nas águas resulta de atividades realizadas em terra, vindo de indústrias ou da falta de saneamento básico, entre outros. O restante é proveniente da economia marítima, como a pesca e o transporte. Anualmente, cerca de 13 milhões de toneladas de lixo são despejadas no mar.

Além da poluição do ar, terra e água, a má gestão dos resíduos tem efeitos prejudiciais à saúde pública (devido à poluição ambiental e à possível transmissão de doenças infecciosas transportadas por vetores) e à degradação ambiental em geral, bem como aos impactos paisagísticos.

Poluição e degradação do lixo
Resíduos alimentares jogados no meio ambiente começa a liberar gases poluentes durante sua decomposição, o que ocasiona a poluição do ar. Além disso, no contato com a água, o chorume gerado por esse tipo de lixo polui lençóis freáticos.

É muito importante à população exercer a cidadania e a conscientização, o lixo descartado de forma incorreta pode atrair animais que podem provocar acidentes e danos à saúde.

É proibido jogar lixo de qualquer natureza em praias, rodovias, rios, ruas, praças e logradouros públicos, observados os dispostos na lei nº 12.305, de agosto de 2010.

Uma dica de ouro para deixar de produzir lixo na praia é usar materiais reutilizáveis. Isso significa desapegar de itens como copos, canudos e garrafas descartáveis. Pois, segundo estudo do IOUSP, 95% do lixo é oriundo do plástico. Por isso hoje os canudos de inox e de bambu estão se tornando uma tendência.

Trinta bilhões de toneladas de resíduos sólidos são despejados no planeta todos os anos. Além da falta de espaço para armazenar adequadamente essa montanha de sujeira, a produção descontrolada de lixo traz consequências desastrosas ao ambiente e à saúde pública. Cada brasileiro produz cerca de um quilo de lixo por dia.

O motivo principal para o animal aparecer na lista de animais marinhos ameaçados de extinção está relacionado à caça predatória, decorrente de muitas décadas.

A resposta está relacionada a odores que esses resíduos que poluem cada vez mais os oceanos liberam. Do plâncton minúsculo a baleias enormes, tem crescido o registro da ingestão de plástico por animais marinhos de várias espécies.

Em primeiro lugar está as Filipinas, responsável por mais de um terço dos plásticos despejados nos mares.

Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. Além disso, os dados publicados mostram uma íntima relação entre a poluição do ar e as mortes em consequência do câncer de pulmão.

Continuar lendo Pode jogar sal no lixo?