Porque não pode jogar água quente na neve?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Quando a água é lançada no ar, ela quebra em gotas, que têm ainda mais área de superfície para o vapor subir. Isso representa um problema pois há mais vapor emitido do que o ar poderia, de modo que o vapor “precipita” por ligação com partículas microscópicas no ar, formando cristais.

A água quente é mais leve que a água fria, portanto a água vermelha sobe e fica na superfície, e a verde, por possuir densidade maior (mais pesada) fica no pote sem se movimentar.

Essa distenção extra das ligações de hidrogênio permite que as ligações covalentes voltem a encolher um pouco e liberem energia. Essa liberação de energia é equivalente à liberação de calor. Assim, é por isso que a água quente congela antes da fria.

Comer neve para evitar a desidratação é um mito de sobrevivência que não pode ser levado a sério, e que pode inclusive provocar a morte. Algumas fontes afirmam que comer a neve ajuda a saciar a fome, mas na verdade ela pode baixar a sua temperatura corporal. Podendo até mesmo levar a hipotermia.

Pode comer, mas é preciso ter cuidado
Essas partículas minúsculas são as mesmas que acabam entrando em nosso corpo pelas vias aéreas, quando respiramos. Além do mais, flocos de neve tendem a não englobar partículas mais poluentes, então é um “lanchinho” seguro.

A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).

Os estudos comprovam o alívio das dores musculares com o processo de imersão em água gelada e gelo, reduzindo desta forma o cansaço após treinamentos, motivo pelo qual pode ser muito benéfico para os atletas.

As cores claras absorvem menos calor, evitando que o gelo derreta mais rapidamente. Um cooler ou balde de gelo de náilon ou isopor deixarão o gelo fresco por ao menos um dia. Um recipiente plástico poderá mantê-lo em boas condições durante a noite.

oceano Ártico

A temperatura da superfície do oceano Ártico é praticamente constante, próxima do ponto de congelação da água do mar, pouco superior a 0 °C.

Existe ainda uma outra modalidade que é o choque térmico. Nessa modalidade, o paciente intercala compressa de gelo, com compressa quente. Para te explicar melhor: você faz 20-30 minutos de compressa quente, depois 20-30 minutos de compressa fria e por último, novamente, 20-30 minutos de compressa quente.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel. Por sua vez, o azeite flutua na água, sendo mais leve do que esta.

Algumas pessoas recomendam colocar uma tigela ou panela com água quente dentro do freezer para descongelar mais rápido. Esse é um método possível, mas tome cuidado para evitar queimaduras.

Quando resfriada a zero grau Celsius, vira gelo. Na experiência que descreve o “efeito Mpemba”, o líquido em temperatura ambiente chega antes à temperatura de solidificação (ou seja, zero grau Celsius), mas não congela imediatamente. Já o líquido mais quente vira gelo assim que atinge a mesma temperatura.

Boa para praticar esportes, o mar não atrai muito os banhistas, porque a água é muito gelada, chega aos 12 graus. Isso acontece por causa do fenômeno da ressurgência, quando as águas profundas, ricas em nutrientes, sobem para a superfície. O que me chamou a atenção mesmo foi a limpeza desse lugar.

Se você está isolado e precisa de hidratação, é melhor pegar um balde cheio de neve e derretê-la em vez de beber a água escorrendo da encosta da montanha. Finalmente, e isso pode parecer óbvio, mas a neve com alguma coloração nunca deve ser ingerida.

Pode rejuvenescer a pele. Além da produção maior de melatonina, o frio ajuda a limpar os poros da pele, o que pode melhorar a sua aparência.

À parte a questão ambiental, os especialistas assinalam que o gelo glacial não acrescenta nada à qualidade da água, embora Qureshi insista nas vantagens decorrentes de seu nível reduzido de minerais.

A neve tem gosto de água", escreveu, adicionando uma risada.

Algumas bactérias podem ficar “escondidas” na água que virou gelo. Quando o gelo “derreter” e virar água de novo... pronto... você terá engolido germes que podem fazer mal.

A estrutura cristalina do gelo
Há dois hidrogênios para cada oxigênio, assim a fórmula química é H2O.

A ideia de usar o sal vai deixar a bebida com sabor ainda mais intenso. Tudo o que você precisa fazer é adicionar uma pitada ao copo de cerveja antes de beber ou adicionar um pouco nas bordas do copo. Isso vai ajudar a evitar aqueles arrotos indesejados, além de dar mais sabor ao líquido.