Porque não pode jantar tarde?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Jantar tarde pode ter algumas desvantagens para a saúde. Comer muito perto da hora de dormir, por exemplo, pode afetar o metabolismo ao longo da noite e prejudicar o sono. Além disso, a ingestão de alimentos com alto teor de gordura, açúcares e sal podem levar ao aumento de peso e outras complicações de saúde.

Um estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard publicado pela revista científica Cell Metabolism afirmou que jantar depois das 22h pode desacelerar o metabolismo e aumentar a fome.

Bebidas com altas concentrações de cafeína, e o café é o exemplo máximo, são estimulantes do sistema nervoso central. Essas propriedades estimulantes interferem na produção de adenosina, substância química que ajuda a promover a sensação de sonolência e contribui para um sono de melhor qualidade.

E está comprovado que quem tem um horário definido para realizar as refeições do dia tem um peso mais saudável. O horário adequado para jantar vai das 19h ou 20h até as 21h ou 22h. Não é aconselhável jantar mais tarde, a menos que estejamos acostumados a dormir muito tarde.

Idealmente, você deve jantar duas a três horas antes de ir para a cama. - Faça do jantar a menor refeição do dia. Mesmo que você não consiga jantar cedo, tente fazer do café da manhã e do almoço as maiores refeições do dia e do jantar, a menor.

Além do benefício do emagrecimento, antecipar o horário da última refeição melhoraria a pressão sanguínea e o humor das pessoas. Tome o lanche da tarde de 2 a 4 horas após o almoço; Jante pelo menos 3 horas antes de dormir; Benefícios de jantar três horas antes de dormir.

Idealmente, deve-se realizar refeições a cada três ou quatro horas, para que o corpo tenha tempo de digerir os alimentos entre elas e para evitar comer compulsivamente.

Há um consenso entre a comunidade científica em que as pessoas devem fazer a última refeição três horas antes de deitar. Ou seja, se você for para a cama às 23h não coma após as 20h.

Se alimentar e ir dormir logo em seguida faz com que o organismo fique em “estado de alerta” estimulando a produção de hormônios e alterando o ciclo circadiano, o que prejudica a qualidade do sono e pode também alterar os processos digestivos.

Para ter uma boa noite de sono, é essencial jantar cerca de 2 a 3 horas antes de dormir. Desta forma, o corpo tem tempo suficiente para fazer a digestão e se livrar da sensação de “barriga cheia”.

Hábito alimentar prejudica a saúde em geral
Jantar tarde pode ter algumas desvantagens para a saúde. Comer muito perto da hora de dormir, por exemplo, pode afetar o metabolismo ao longo da noite e prejudicar o sono.

Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.

Alguns exemplos do que não devemos comer à noite:
Açúcar, de doces em geral. Gorduras, presentes na carne vermelha, pizza e pastéis, por exemplo. Frituras, como batata frita e salgadinhos. Alimentos calóricos, tipo pães, massas, tortas, salgadinhos industrializados.

Veja alguns exemplos que cumprem bem esse papel:

  • Cuscuz com ovo. Uma combinação saudável, nutritiva e muito eficiente em termos de saciedade. ...
  • Sanduíche de pão integral. Mais uma vez, vale associá-lo a proteínas de boa qualidade. ...
  • Crepioca ou panqueca. A opção da crepioca é prática e versátil. ...
  • Shakes proteicos.

Segundo alguns estudos, quanto mais tarde, mais devagar é a nossa digestão. Mas afinal, qual o horário certo para jantar? O indicado é que, com base na sua rotina, a refeição deva ser no máximo duas horas antes de dormir.

Hoje em dia, diversos estudos demonstram que aderir ao jejum pode trazer benefícios para o organismo, tais como: Otimização da função celular e de regeneração. Controle da fome. Melhora do foco e concentração.