Porque não pode ferver a água do chá?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Isso porque, se você ferve as folhas, pode acabar eliminando suas qualidades e, além de não garantir os benefícios da erva, ainda acaba produzindo uma bebida com sabor muito amargo. Para saber a temperatura ideal da água, perceba quando pequenas bolhas começarem a se formar no fundo da chaleira.

A princípio, a temperatura ideal vai depender do tipo de chá selecionado. Enquanto os Pretos, Oolongs e Vermelhos podem ser infusionados assim que a água ferver, ou seja, em torno de 90 ºC, os Verdes e Brancos possuem uma delicadeza e necessitam de uma temperatura em torno de 75 ºC.

A água filtrada faz bem ao seu chá e ao seu corpo
A água da torneira é raramente apropriada, pois contém cloro, calcário e demasiados minerais. Por isso, é aconselhado o uso de água filtrada ou engarrafada na preparação de todos os chás.

Observações: Não se deve deixar a planta fervendo na água; Consuma o chá em seguida para aproveitar 100% de seus benefícios.

Flores delicadas, como o hibisco e a camomila, perdem suas propriedades benéficas quando entram em fervura, e são melhor aproveitadas se colocados em infusão. Você também pode mesclar os chás para uma experiência mais saborosa e saudável.

Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.

Lave as folhas de erva cidreira e leve ao fogo com a água e gengibre. Deixe ferver, tampe e deixe em infusão por alguns minutos. Adicione mel e sirva. Esse chá tem efeito termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar toxinas.

24 horas

Além disso, fatores como ambiente e recipiente de armazenamento também influenciam. No entanto, de uma forma geral, um chá preserva suas mais importantes propriedades por um período de até 24 horas após seu preparo. Após este tempo, são consideradas significativas as perdas de seus componentes ativos.

Chá por infusão evita que a erva perca o seu valor medicinal
"A infusão tem a ver com ferver a água. Quando ela já estiver quente, você a coloca em um vidro grosso, acrescenta a erva e deixa o recipiente abafar por 15 minutos. Esse processo é melhor para as folhas, flores e ervas aromáticas.

Especialistas lembram que o chá perde as propriedades quando está gelado – vira um refresco. Ele só funciona quando está quente.

O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.

Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo.

Coloque o saquinho de chá na xícara e, em seguida, despeje a água fervente. Se for chá verde, ele deverá ficar imerso na água por 2 minutos; se for preto ou infusão, por um período de 2 a 3 minutos para que a bebida atinja seu máximo sabor.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Contraindicações. O chá de camomila é contraindicado para pessoas que possuem hipersensibilidade ou alergia à planta. Além disso, os médicos desaconselham o consumo da bebida para grávidas e lactantes.

O chá de alecrim pode auxiliar no alívio de sintomas gastrointestinais, como a sensação de queimação ou inchaço na barriga. Seu uso pode ser benéfico também em pessoas que apresentam pressão baixa, pois a ação tônica e estimulante da erva promove a circulação.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
Além disso, pessoas que estejam usando anticoagulantes, sedativos, analgésicos ou outros medicamentos, devem falar com um médico antes de tomar o chá de camomila, porque essa planta pode alterar os efeitos de alguns remédios.

O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis.

Para manter o bom paladar do chá, é aconselhável mantê-lo em recipiente hermeticamente fechado evitando o contato com o ar, e conservar em local fresco e escuro como a geladeira, onde não há oscilação de temperatura.

Para fazer o chá do alecrim, basta ferver um litro de água e, após isso, desligar o fogo. Coloque uma xícara de alecrim e deixe por infusão durante 5 minutos. Em seguida, é só coar e consumir.

Já a decocção consiste em ferver junto por um tempo determinado. Esta técnica é indicada para preparo de chás das cascas, raízes ou pedaços de caule, que por serem mais duros precisam de um método mais rigoroso para a extração dos compostos benéficos.