Porque não pode fazer suco de inhame cru?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas.

Quando descascado, o inhame libera uma viscosidade que contém oxalato de cálcio, composto químico que pode causar reações alérgicas como coceira, irritação e vermelhidão na pele. Para contornar o incômodo, deixe o alimento de molho durante seis horas antes de consumi-lo.

Além de poder ser usado cru mesmo no preparo de um suco bem nutritivo e que pode te ajudar na perda de peso, o inhame é um vegetal versátil que pode ser incluído facilmente em qualquer tipo de receita.

O cozimento do tubérculo pode abrandar os efeitos fisiológicos do Ácido Oxálico.

A nutricionista também recomenda o consumo de inhame para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras.

Tudo isso acontece por que, ao consumir este suco, a combinação entre as propriedades funcionais e terapêuticas presentes em inhame, limão e maçã unem-se para fortalecer todas as defesas do Sistema Imunológico, alcalinizar os líquidos corporais e eliminar as toxinas acumuladas no organismo.

Suas propriedades nutricionais ajudam a limpar o sangue e aumentar os anticorpos. Imunidade baixa é uma das principais preocupações de pacientes oncológicos que fazem quimioterapia. Isso porque, muitas vezes ela pode prejudicar o processo do tratamento. Mas o inhame pode ser um importante auxílio neste momento!

O inhame também pode ser usado na forma de extrato, em cápsulas. Contudo, existem poucos ensaios clínicos avaliando o efeito do inhame selvagem e seu extrato nos sintomas da menopausa e sua eficácia em relação ao alimento in natura. Existem também preparados de cremes a base de inhame selvagem.

Cuidado com o "Inhame Taro"
O inhame taro não compartilha das mesmas propriedades medicinais do inhame cará. Se consumido cru, o inhame taro contém altas concentrações de oxalato de cálcio em forma de cristais, podendo causar danos sérios à saúde, incluindo queimaduras nas mucosas da boca e garganta.

É possível achar variedade de receitas: bolinho de queijo, creme de inhame com abóbora, iogurte, purê, maionese, e até sorvete de inhame com morango. Pode ser consumido cozido, assado ou como chips, lembrando que a forma mais indicada é sempre a mais simples para preservar mais nutrientes.

Combate a anemia pois tem altos níveis de ferro. 6. Ajuda a combater doenças degenerativas como o Alzheimer, pois é rico em vitamina B6 (Piridoxina), uma vitamina importante para o sistema nervoso.

A baba do inhame é responsável por criar irritação e alergia na pele e dificulta o manuseio. Para eliminar a baba do inhame simplesmente descasque ele cru usando luvas, corte como preferir e coloque numa bacia com água até cobrir e um pouco de vinagre (1 a 2 colheres de sopa de vinagre).

Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa e o suco de duas laranjas (ou água). Só bater e beber logo em seguida.

Pode-se lavar os rizomas, deixando-os secar em seguida, como foi feito com o taro. Para estoque, o inhame deve ser colocado em galpão arejado e fresco, sendo os tubérculos espalhados em uma camada fina.

Como comprar: o inhame bom para consumo deve ser firme, mas também não deve ser muito duro. Geralmente apresenta raízes pequenas e ralas. Como limpar: descasque com uma faca sob água corrente. Lave bem depois de descascado.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas.

A nutricionista Karin Honorato fala nesta segunda-feira (10) sobre alimentos que ajudam a evitar cálculos renais, ou pedras nos rins. Como destaque ela aponta a água, a cenoura, o inhame e as frutas cítricas.

PREFIRA: Arroz polido e integral, milho, centeio, cevada, aveia, batata, batata-doce, mandioca, inhame, cará, farinha de trigo, trigo em grão, milho branco, fubá, farinha de ilho, farinha de arroz, fécula de batata, farinha de rosca, farinha de mandioca, pipoca, polenta.

Ótima fonte de carboidrato, o inhame gera energia sem se transformar em gordura. Por isso, pode ser usado para substituir fontes como o arroz branco, por exemplo, e pode ser comparado à batata doce em relação ao seu poder de ajudar no emagrecimento.

Como tomar
Para potencializar todos os benefícios do suco de inhame para imunidade, o recomendado é tomar pelo menos três vezes durante a semana.

Sim, pois o inhame é rico em potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial.